O Mengão pode levantar o primeiro título do ano neste sábado (2). Líder absoluto da Taça Guanabara, o Flamengo recebe o Madureira no Maracanã pela última rodada. O confronto acontece pela 130ª vez, com uma vantagem absurda de vitórias rubro-negras. E na última vez que o Fla bateu o tricolor, Willian Arão foi herói improvável.
Flamengo e Madureira se enfrentam às 16h (horário de Brasília), com muita coisa em jogo. A tarefa mais simples é do Mais Querido: precisa de um empate para ser campeão da primeira fase. O Madureira, por outro lado, tem a missão de surpreender e levar os três pontos para casa para garantir a vaga na Taça Rio sem sufoco.
➕ Flamengo já foi campeão da Taça GB contra o Madureira
O último encontro das equipes foi desanimador, com um 0 a 0 ainda na segunda rodada do Carioca 2023. Mas antes disso, em 2022, quem salvou o Flamengo da derrota foi Willian Arão. O volante saiu do banco, mudou o jogo e garantiu a virada do Maior do Rio por 2 a 1, pela sétima rodada da Taça Guanabara, no dia 16 de fevereiro.
O português Paulo Sousa escalou um Flamengo quase todo reserva para aquela partida. Isso porque dias depois, o Rubro-Negro entrava em campo pela Supercopa do Brasil, contra o Atlético-MG. A escalação inicial tinha: Diego Alves; Isla, Cleiton, Gabriel Noga e Renê; João Gomes, Andreas Pereira e Diego; Marinho, Pedro e Vitinho. Matheuzinho, David Luiz, Arão, Everton Ribeiro e Bruno Henrique foram utilizados ao decorrer do jogo.
Jogo difícil com final feliz
Era uma partida difícil na tarde de calor no estádio Aniceto Moscoso. O campo desgastado também não contribuia para uma boa partida e fez o Flamengo sofrer. Tanto que o Madureira aproveitou para abrir o placar com um gol relâmpago. Aos 2 minutos, Ygor Catatau aproveitou o cochilo da zaga rubro-negra, avançou e chutou forte no canto direito de Diego Alves.
Não tinha como começar pior. O Fla tentava diminuir com Pedro, enquanto o Madureira seguia perigando o segundo gol. Diego Alves chegou a salvar o que seria um golaço na gaveta. Mas no intervalo, Paulo Sousa conseguiu reorganizar seu time.
Willian Arão, que havia entrado ainda no fim do primeiro tempo para substituir Andreas Pereira, tomou o protagonismo do duelo. Primeiro, serviu Everton Ribeiro aos 58′. Vitinho cruzou na pequena área para Arão escorar de cabeça no segundo pau. O ex-Camisa 7 da Gávea estava atento e, mesmo com sua baixa estatura, cabeceou com sucesso para balançar as redes.
O segundo gol, que marcou a virada do Flamengo, não demorou muito. Dez minutos depois do empate, o zagueiro do Madureira entregou o ouro para Willian Arão. O ex-Camisa 5 recebeu a bola na entrada da grande área e fez belo gol para dar vitória ao Mais Querido. Final de jogo: Madureira 1×2 Flamengo.
Por onde anda Willian Arão
Esse foi um dos últimos gols de Arão com o Manto Sagrado. O volante deixou a Gávea em julho de 2022, após mais de 300 jogos pelo clube. Hoje, Willian Arão defende o Panathinaikos, da Grécia. Outra curiosidade é que apenas quatro dos 16 jogadores que enfrentaram o Madureira em 2022 seguem no Flamengo — Cleiton, David Luiz, Pedro e Bruno Henrique.
Melhores momentos Madureira 1×2 Flamengo pelo Carioca 2022
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão
- Sesc Flamengo entra em crise após derrota para o Sesi Bauru
- Ex-Vasco conta como era enfrentar Flamengo de 2019, e exalta Bruno Henrique: ‘Atropelava todo mundo’