O Flamengo começou com o pé-direito na sua terceira participação na Copa Libertadores Sub-20. Atual campeão brasileiro, o Rubro-Negro venceu o Defensor por 1 a 0, no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, sede do Grupo C. O gol foi marcado por Wallace Yan, ainda no primeiro tempo.
Diante do seu principal concorrente no grupo, o Flamengo foi a campo com a seguinte escalação: Lucas Furtado, Felipe Brian, Iago, Carbone, Zé Wellinton; Rayan Lucas, Caio Garcia, Lucian; Wallace Yan, Shola e Welliton. Principal joia das categorias de base, Lorran iniciou o jogo no banco de reservas, por estar recém recuperado de uma lesão.
Flamengo x Serrano: horário e onde assistir a Copa Olaria Renovado
A partida começou lá e cá, com as duas equipes trocando investidas. No entanto, rapidamente a qualidade técnica e coletiva do Flamengo começou a se sobressair. E o primeiro gol saiu logo aos 8 minutos. Shola conseguiu levar vantagem na ponta esquerda, driblou o marcador e cruzou na medida para Wallace Yan antecipar e marcar de cabeça.
Com a vantagem no placar, o Flamengo seguiu controlando o jogo e quase ampliou aos 18′, com Wallace Yan, que finalizou forte ao lado da trave. A melhor investida do Defensor saiu nos acréscimos. O time uruguaio conseguiu uma boa trama pela direita, mas a defesa do Mengão conseguiu um desvio providencial, antes da finalização.
Segundo tempo
Atrás do placar, o Defensor se mandou para o ataque no segundo tempo em busca do empate. O Flamengo, por sua vez, abaixou suas linhas e passou a trabalhar jogadas em transição rápida, mas não conseguiu aproveitar os espaços deixados pelo clube uruguaio.
À partir dos 15′, no entanto, o Flamengo botou a bola no chão e passou a diminuir o ímpeto do Defensor. O time de Mário Jorge passou a construir mais jogadas no ataque, mas acabou surpreendido e quase sofreu o empate aos 19′. Em contra ataque rápido, o Defensor chegou na cara do goleiro, mas Byscayzacú bateu para fora e desperdiçou uma grande chance.
O Flamengo criou boas chances de matar a partida, mas acabou proporcionando outro contra-ataque aos 30′. Após bate -rebate na entrada da área rubro-negra, a bola sobrou para atacante do time uruguaio, que cara a cara com o goleiro Lucas Furtado, finalizou para fora e desperdiçou chance claríssima.
Apesar dos sustos, o Flamengo conseguiu controlar a posse de bola nos minutos finais e confirmou a sua importante vitória na estreia.
Próximos jogos do Flamengo
Depois de vencer o Defensor Sporting-URU, o Flamengo volta a entrar em campo na próxima quinta-feira (7), pela 2ª rodada do Grupo C da Libertadores Sub-20. No estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, os Garotos do Ninho enfrentam o Aucas, do Equador, às 15h (horário de Brasília).
Três dias depois, no dia 10 de março, o Flamengo fecha a sua participação na fase de grupos. Mais uma vez no Domingo Burgueño, o Flamengo encara o Sporting Cristal, do Peru, às 15h (horário de Brasília). Vale lembrar que somente o campeão de cada grupo, além do melhor segundo colocado entre os três grupos, avançam para o mata-mata.
Na reta final, o jogo ficou ainda mais aberto, com grandes chances para os dois lados. Aos 34′, Wallace Yan fez grande jogada em velocidade, invadiu a área, mas acabou parando no goleiro adversário.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Próximo adversário do Flamengo, Fortaleza não perdeu em casa no Brasileirão
- Bap pretende contratar português para compor diretoria do Flamengo, afirma jornalista
- Dá para sonhar? Projeção aponta Flamengo com chance de título do Brasileirão menor que 1%
- Presidente do Real Madrid exalta Vini Jr e critica votação da Bola de Ouro
- Libertadores 2025: confira as equipes já garantidas na competição