Ex-presidente do Flamengo e pré-candidato à sucessão de Rodolfo Landim, o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello foi eleito nesta terça-feira segundo vice-presidente da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. A comissão tem a função de analisar todos os projetos de leis que envolvam o esporte antes da ida ao plenário da Câmara.
No cargo, para o qual foi eleito por unanimidade, Bandeira poderá tentar acelerar a tramitação de projetos de leis da própria autoria. Em junho de 2023, Bandeira apresentou um projeto para garantir o voto a distância em eleições de clubes que levou quase 9 meses para ser aprovado na Comissão de Esporte e atualmente aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça.
O Flamengo, que realiza eleições este ano, se recusa a permitir o voto a distância. No ano passado, uma proposta de mudar o estatuto para incluir a possibilidade foi barrada sob a alegação de que o objetivo maior do clube seria organizar reuniões na sua sede.
Bandeira de Mello está no seu primeiro mandato como deputado federal pelo PSB-RJ. Além da Comissão de Esporte, ele é presidente da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol e participou no ano passado da CPI sobre manipulação de apostas na Câmara.
Oficialmente, ele ainda não se decidiu sobre voltar a disputar a presidência do Flamengo. No ano passado, Bandeira lutou contra a aprovação de uma emenda ao estatuto que impedia a candidatura de detentores de cargos políticos, alegando se tratar de um golpe contra ele. A emenda acabou retirada pelos autores após uma votação polêmica e Bandeira tem o direito de concorrer.
A inscrição dos candidatos a presidente do Flamengo acontece em agosto e a votação é em dezembro. O principal impeditivo para a candidatura de Bandeira é o processo no qual ele é réu pelo incêndio no Ninho do Urubu que matou dez adolescentes em 2019. O caso tramita na Justiça do Rio e recentemente teve a sua segunda audiência.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção
- Cicinho coloca Neymar acima de Zico com a camisa da Seleção Brasileira