Na última terça-feira (8), o Flamengo perdeu para o Palestino por 1 a 0, em jogo da quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Com a vitória sobre o Rubro-Negro, o time chileno quebrou um tabu histórico de 46 anos sem vencer um brasileiro no torneio continental.
A primeira participação do Palestino na Libertadores foi em 1976, mas na ocasião, não enfrentou nenhum time brasileiro. Em 1978, o clube chileno voltou à disputa do torneio continental, e enfrentou o São Paulo e o Atlético-MG. O time mineiro venceu os dois jogos, por 5 a 4 e 2 a 0.
➕ Sem efetividade, Flamengo finaliza a gol apenas 3 vezes contra Palestino
Já contra o São Paulo, o Palestino perdeu um jogo por 1 a 0, e venceu o outro por 2 a 1. Esta foi a última vez em que o clube chileno triunfou sobre uma equipe brasileira na Libertadores, há 46 anos.
O Palestino ainda disputou as edições de 1979, 2015 e 2019, mas apenas em 19 voltou a encarar um clube do Brasil, o Internacional. Na época, perdeu os dois jogos: por 1 a 0 e 3 a 2. Em 2020, os chilenos tentaram novamente buscar a Glória Eterna, mas deixaram a competição na terceira eliminatória.
De volta à Copa Libertadores, o Palestino enfrentou o Flamengo em dois jogos da fase de grupos. O primeiro, disputado no Maracanã, terminou com vitória do Mengo por 2 a 0. O confronto da volta, no Chile, se encerrou com vitória dos donos da casa, por 1 a 0.
Com o tabu quebrado, o Palestino chegou à segunda posição na tabela do Grupo E, com seis pontos, zona de classificação para as oitavas de final. O Flamengo ocupa a terceira colocação, com quatro pontos, e precisa vencer os dois jogos em casa, além de torcer por uma combinação de resultados para avançar de fase.
Pela Liberta, o Flamengo volta a campo na quarta-feira (15), para enfrentar o Bolívar, no Maracanã. A partida será disputada às 21h30 (horário de Brasília).