O Flamengo começa nas primeiras horas de hoje “obras com força total, contra o tempo, para poder usar o mais rápido possível” – nas palavras de uma pessoa ligada à diretoria do Flamengo – o estádio Luso-Brasileiro, da Portuguesa da Ilha. O contrato de aluguel de três anos, prorrogado por mais três, começou ontem.
Esse mesmo interlocutor disse que o Botafogo, inquilino anterior do estádio, “fez tudo na maldade, para nos prejudicar”. Na semana passada, o presidente da Portuguesa já havia acusado o clube alvinegro de “destruir” o estádio por conta da rivalidade com o Flamengo.
As obras do Flamengo devem começar pelo preparo do terreno para a implantação de um novo gramado – o piso duro e irregular foi um dos principais motivos para que o estádio fosse escolhido o pior palco para jogar futebol no Campeonato Brasileiro em enquete com os próprios jogadores feita pelo portal UOL.
O contrato com a Rohr Estruturas Tubulares para a montagem das arquibancadas provisórias, parte mais custosa da obra, irá à votação no Conselho Deliberativo amanhã. A empresa foi responsável pela montagem da arena de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos do Rio, uma estrutura de 62 mil metros quadrados e 21 metros de altura no ponto mais alto, com capacidade para 12 mil espectadores, que levou cerca de três meses para ser montada.
O Conselho de Administração do clube já aprovou na semana passada a tomada de um empréstimo de R$ 12 milhões para aplicar nas obras.
A pressa do Flamengo para ter o estádio pronto se explica: o time estreia na Libertadores no dia 8 de março, em casa, contra o San Lorenzo. A longo prazo, o decreto do prefeito Marcelo Crivella encomendando um estudo para municipalizar o Maracanã pode ser positivo para o Flamengo, mas no curto prazo inclui mais um fator de indefinição sobre o destino do estádio e torna mais improvável que ele esteja disponível para partidas no início do ano. Se o Maracanã estiver fechado e a Ilha não estiver pronta, o Flamengo terá que estrear na Libertadores fora do Rio, cenário considerado longe do ideal tanto financeira quanto esportivamente.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.