O Flamengo se classificou na segunda colocação do Grupo E da Libertadores e será sorteado para enfrentar um dos oito líderes nas oitavas de final. Para deixar o torcedor preparado, o MRN preparou uma série de matérias para destrinchar os possíveis adversários rubro-negros, e o segundo é um arquirrival local: o atual campeão Fluminense
Defendendo o título conquistado em 2023, o Fluminense terminou a primeira fase como líder do grupo A, com 14 pontos e sem perder nenhum jogo. Foram quatro vitórias e dois empates para o time de Fernando Diniz, que enfrentou o Colo-Colo (CHI), Cerro Portenho (PAR) e Alianza Lima (PER). O time chileno se classificou em segundo, com apenas seis pontos.
➕Possível adversário do Flamengo na Libertadores: Junior Barranquilla
Apesar de bastante criticado pela idade avançada do elenco, o Fluminense conseguiu fazer o dever de casa e vencer os três jogos no Maracanã. Fora de casa, foram dois empates com Alianza Lima e Cerro Portenho e vitória sobre o Colo-Colo.
Com esses resultados, o Fluminense chegou a 14 pontos e garantiu o primeiro lugar. O sorteio da Libertadores acontece nesta segunda-feira (3), a partir das 13h (horário de Brasília), na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai.
Fluminense na Libertadores 2024
Atual campeão, o Fluminense quer provar que o título conquistado sobre o Boca Juniors, em 2023, não foi um acaso. Para isso, o time de Fernando Diniz parece estar priorizando a campanha por um possível bicampeonato em relação às demais competições. O rendimento na Libertadores é bem superior ao apresentado no Brasileirão 2024, por exemplo.
Cabeça de chave no grupo A, o Fluminense estreou fora de casa. Jogando com um time misto em Lima, o tricolor empatou por 1 a 1 com o Alianza Lima. Kevin Serna abriu o placar aos 35, mas Marquinhos empatou aos 27 do segundo tempo. O empate longe do Rio foi considerado um bom resultado.
A campanha seguiu com a estreia em casa, na segunda rodada, contra o Colo-Colo. Marquinhos abriu o placar aos cinco minutos, mas Paiva empatou logo aos 19. German Cano garantiu a vitória aos oito minutos do segundo tempo.
De novo fora de casa, o Fluminense somou seu quinto ponto na fase de grupos com empate monótono por 0 a 0 com o Cerro Portenho, em Assunção. Na abertura do segundo turno, em Santiago, o tricolor achou uma vitória por 1 a 0 sobre o Colo-Colo com gol de Manoel, após ser bastante pressionado pelo time da casa.
As duas últimas rodadas foram no Maracanã. Fluminense usou bem o mando de campo para bater o Cerro Portenho por 2 a 1 e o Alianza Lima por 3 a 2. Com a classificação garantida e o primeiro lugar no grupo seguro, mesmo assim a torcida segue pedindo melhor desempenho do time.
- Alianza Lima 1 x 1 Fluminense – 1ª rodada
- Fluminense 2 x 1 Colo-Colo – 2ª rodada
- Cerro Portenho 0 x 0 Fluminense – 3ª rodada
- Colo-Colo 0 x 1 Fluminense – 4ª rodada
- Fluminense 2 x 1 Cerro Portenho – 5ª rodada
- Fluminense 3 x 2 Alianza Lima – 6ª rodada
Herói de 2023, John Kennedy pode virar vilão em meio a elenco mais envelhecido
A esperança da torcida do Fluminense em 2024 é que a receita do título de 2023 ainda funcione. O tricolor perdeu Nino, de 27 anos, e trouxe Thiago Silva, de 39. O elenco está ainda mais envelhecido com a chegada do também veterano Renato Augusto, de 36. Com Cano (36), Marcelo (36), Felipe Melo (40), Fábio (42) muitas vezes no time titular, cabe a jovens como André (22), Martineli (22) e, principalmente, John Kennedy (22) dar energia ao time.
Do lado de fora, o técnico Fernando Diniz não parece disposto a abrir mão do sistema de jogo que se tornou sua marca registrada, com jogadores agrupados na mesma área do campo e toque de bola incessante. Quando dá errado, o enxame causa problemas graves ao tricolor, mas quando funciona, o time consegue envolver os adversários.
Autor do gol do título da Libertadores em 2023, John Kennedy se tornou uma enorme incógnita em 2024. Reconhecidamente habilidoso, o jogador caba de voltar de uma suspensão disciplinar por promover festa com mulheres na concentração, mas também faltar a treinos ou chegar atrasado. Diniz, que é psicólogo, já afirmou que o garoto precisa colocar a cabeça no lugar.
Na zona de rebaixamento no Brasileirão 2024
Se a campanha na Libertadores foi exemplar, no Brasileirão o Fluminense ainda não engrenou. Pior que isso, o time de Fernando Diniz está na incômoda 17ª colocação, com cinco pontos, dentro da zona de rebaixamento. Até o momento, foram seis jogos, com três derrotas, dois empates e apenas uma vitória. A torcida tricolor tem reclamado bastante.
O ano de 2024 tem sido de altos e baixos para o Fluminense. O time chegou à final do Mundial de Clubes da Fifa, mas não viu a cor da bola na goleada por 4 a 0 sofrida para o Manchester City. Depois, se vingou da Liga Deportiva Universitária de Quito (LDU) ao vencer a Recopa Sul-Americana em dois jogos, com a final no Maracanã.
Infelizmente para a torcida tricolor, o maior rival do clube estragou a festa do tricampeonato estadual. Ainda nas semifinais do Campeonato Carioca, o Flamengo eliminou o time de Fernando Diniz e acabou com o sonho do tri, que não acontece desde 1985.
Flamengo e Fluminense nunca se enfrentaram na Libertadores
Em toda a história, Flamengo e Fluminense já se enfrentaram 452 vezes, com 165 vitórias rubro-negras, 141 vitórias tricolores e 145 empates. Porém, em todo esse universo, os dois arquirrivais jamais ficaram frente a frente na Copa Libertadores. O duelo poderia ter acontecido em 2023, mas o Flamengo não passou pelo Olímpia, nas oitavas de final.
Só houve quatro jogos entre Flamengo e Fluminense em competições da Conmebol. Os dois clubes se enfrentaram em 2009 e 2017, na Copa Sul-Americana. Foram três empates e uma vitória do Flamengo. Em 2009, o Fluminense avançou após dois empates no Maracanã, pois marcou um gol “fora de casa”, quando foi visitante na segunda partida.
Em 2017, Flamengo e Fluminense se enfrentaram nas quartas de final. O Flamengo ganhou a partida de ida por 1 a 0 e avançou para as semifinais com empate emocionante por 3 a 3 na volta. O gol de William Arão é até hoje lembrado pelos torcedores rubro-negros.
Flamengo 3×3 Fluminense – Copa Sul-Americana 2017
Fluminense 0x1 Flamengo – Copa Sul-Americana 2017
Flamengo 1×1 Fluminense – Copa Sul-Americana 2009
Fluminense 0x0 Flamengo – Copa Sul-Americano 2009
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sesc Flamengo entra em crise após derrota para o Sesi Bauru
- Ex-Vasco conta como era enfrentar Flamengo de 2019, e exalta Bruno Henrique: ‘Atropelava todo mundo’
- ‘Até o último dia’: Gabigol inflama torcida do Flamengo em post
- Data da provável saída de Neymar é revelada; Flamengo monitora
- Al-Hilal de Jorge Jesus perde após 28 jogos de invencibilidade