Repleto de desfalques, o Flamengo enfrentou o Grêmio na última quinta-feira (13), em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, e venceu por 2 a 1. Para o confronto, Tite precisou fazer algumas improvisações, e Léo Ortiz jogou de volante. Durante a exibição, no entanto, o zagueiro assumiu outras posições e demonstrou versatilidade.
Betsul 5 de 5 | 100% ATÉ R$600 |
|
Essa versatilidade em questão, inclusive, foi celebrada pelo próprio jogador. Ao final da partida, o perfil do Flamengo publicou um vídeo com o zagueiro dizendo: “e aí, camisa 5”. Léo Ortiz, ofegante de cansaço, respondeu brincando e analisou a atuação.
Tite elogia grupo de jogadores após desfalques: ‘Se não tem equipe, não chega!’
“Está doido… (camisa) 3, 5, 8, chega na área… Que loucura, cara. Foi bom relembrar os velhos tempos de volante na base, mas estou morto, morto (risos). Mas, o importante é a vitória”, disse o zagueiro após a atuação contra o Grêmio.
A polivalência de Léo Ortiz chamou a atenção em diversos momentos da partida contra o Grêmio. O zagueiro foi escalado para atuar improvisado como primeiro volante, para compensar os desfalques do Flamengo. Em várias ocasiões, no entanto, o camisa 3 mudou de função e demonstrou versatilidade.
Apoio atrás, construção de jogadas, infiltração, chegada ao ataque e quase gol. Essas foram algumas das características demonstradas por Ortiz contra o Grêmio. E a improvisação foi citada por Tite, que já sabia da posição do jogador no início da carreira, e promoveu alterações de forma consciente. Em coletiva, o técnico explicou a escolha e disse: “fez toda a base como primeiro meio-campista”.
Léo Ortiz contra o Grêmio
Os dados estatísticos da atuação de Léo Ortiz comprovam o bom rendimento do jogador em posições alternadas. O camisa 3 acertou 90% dos passes, deu um passe decisivo, uma finalização ao gol e perdeu uma chance clara.
Na defesa, foram três desarmes, e um chute bloqueado. Ortiz venceu os quatro duelos aéreos que disputou, e três de cinco duelos no chão. Em 41 ações com a bola, recebeu nota 7.0 do Sofascore.
Ortiz de volante não é novidade
Colunista do MRN e analista de futebol, Falso Nove compartilhou alguns lances de Léo Ortiz na época do Red Bull Bragantino, também atuando como volante. O zagueiro era utilizado por Pedro Caixinha na posição, e se destacou em alguns momentos atuando pelo meio-campo.
O analista, através do perfil no ‘X’, antigo Twitter, compartilhou um vídeo com melhores momentos de Léo Ortiz como volante, no jogo entre Vasco e Red Bull Bragantino, pela temporada passada. No conteúdo, Falso Nove aponta “solidez e qualidade” como os destaques do zagueiro – volante. Veja vídeo:
Com Léo Ortiz se saindo bem como volante e o Flamengo ainda cheio de desfalques, Tite pode continuar utilizando o jogador de forma improvisada no meio-campo até que os jogadores da posição estejam disponíveis para atuar. Allan, lesionado, está em processo de recuperação, e Erick Pulgar vai disputar a Copa América com a Seleção Chilena.
Com Ortiz à disposição, o Flamengo volta a campo para enfrentar o Athletico-PR, no domingo (16), às 16h (horário de Brasília). A partida, válida pela nona rodada do Brasileirão, será disputada na Ligga Arena.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Torcedores do Flamengo se irritam com post da Fifa sobre Super Mundial
- Dunshee descarta homenagem a Zico em nome do estádio do Flamengo: ‘Ele vai entender’
- Dunshee sobre possível substituto de Braz: ‘Já tenho esse nome’
- Flamengo leva gol no fim e empata no 1º jogo da final do Carioca Feminino
- Torcedor do Flamengo agredido por atleticanos em BH recebe alta