O Flamengo superou os muitos desfalques de peso para vencer o Grêmio por 2 a 1, nesta quinta-feira (13), pelo Brasileirão. Time começou jogo com oito ausências e ainda perdeu Igor Jesus e Cebolinha no primeiro tempo, mas ainda assim teve desempenho para deixar o Maracanã vencedor. Adaptação destacada pelo jornalista Carlos Eduardo Mansur como fundamental para triunfo.
“A chave do jogo para o bom desempenho do Flamengo, que esteve muito próximo de construir um placar ainda maior, foi se adaptar às circunstâncias. O Grêmio foi ao Maracanã para jogar e não só se depender. A partir dos 20 minutos, entram 2 jogadores que pedem espaço para correr: Bruno Henrique e Luiz Araújo. Além do Lorran, que é um jogador muito vertical”, iniciou Mansur no ‘Troca de Passes’, do Sportv.
➕: Léo Ortiz analisa atuação improvisado no meio do Flamengo: ‘Outro ritmo’
A entrada de Bruno Henrique e Luiz Araújo ocasionou uma mudança tática na equipe: passou a marcar mais atrás e explorar transições. Estratégia que rapidamente se mostrou acertada. Buscando girar a bola e acelerar o jogo após recuperar a posse, time criou mais chances de finalizar e em um desses lances Luiz Araújo abriu placar com golaço.
“Flamengo entendeu que criaria muito mais oportunidades defendendo mais atrás e acionando esses jogadores em velocidade no espaço. Tanto que os principais lances do Flamengo saem após o Grêmio ocupar o ataque com sete jogadores. E um ponto: tanto o Flamengo muito bem fez esse trabalho de transição o jogo inteiro, alterando base do time para a temporada, como o Grêmio defendeu muito mal.”
Contra-ataques foram a principal forma do Rubro-Negro ameaçar o gol do Grêmio e potencializaram o jogo de Luiz Araújo. Em contragolpe que começa com Lorran, Pedro recebeu no pivô na entrada da área e encontrou o Camisa 7 dentro da área para dominar e chapar de esquerda no canto.
Outro exemplo foi lance que chamou a atenção envolvendo os zagueiros Léo Pereira e Léo Ortiz. Atuando como lateral-esquerdo, o Camisa 4 tabelou com Ortiz que estava improvisado no meio-campo, chegou à linha de fundo e cruzou para o companheiro cabecear com perigo.
Flamengo mostra força do elenco para sequência desfalcado na Copa América
A vitória rubro-negra no Maracanã é um claro recado que o time vai seguir brigando em alto nível mesmo com todos os desfalques de peso. Mengão não terá os cinco convocados para a Copa América por até nove rodadas e, além disso, lista de atletas entregues ao departamento médico pode aumentar.
Contra o Grêmio, Tite já não contou com Arrascaeta, De La Cruz, Varela, Viña e Pulgar e os lesionados Allan e Ayrton Lucas. O lateral-esquerdo deve retornar em breve após lesão muscular, mas clube não divulgou estimativa de volta para o volante. Além disso, Igor Jesus sofreu entorse no tornozelo, Cebolinha desconforto muscular e ambos serão reavaliados.
Sendo assim, há possibilidade da equipe seguir com jogadores improvisados nas próximas rodadas. Léo Ortiz tem grandes chances de seguir como volante, enquanto Léo Pereira depende do retorno ou não de Ayrton. Mas jogadores mostraram qualidade, assim como jovens que entraram no decorrer do jogo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Mbappé exalta parceria com Vini Jr no Real Madrid
- Champions League das Américas: Flamengo vai sediar 1ª rodada; veja tabela
- Flamengo será julgado por briga de torcedores antes do clássico com Fluminense
- Plata treina e vai aumentar lista de reforços do Flamengo contra Fortaleza
- Vini Jr dá assistência, e Real Madrid vence Leganés na La Liga