Luiz Eduardo Baptista, o Bap, se encontrou com sócios apoiadores de sua candidatura à presidência do Flamengo neste sábado (27), na Gávea. O também presidente do Conselho de Administração conversou com o MRN e, entre os assuntos que agitam os bastidores do clube, comentou as declarações do presidente Rodolfo Landim sobre ter sido ele quem levou o debate sobre SAF para os conselhos.
Em entrevista ao Charla Podcast, Landim rebateu acusações de ser favorável a fazer uma SAF no clube ao dizer que quem propôs o debate foram presidente dos Conselhos de Administração e Deliberativo (Antônio Alcides). Relembre:
“Não fui eu que trouxe o assunto de SAF pro Flamengo, foram os presidentes do Conselho de Administração e Conselho Deliberativo. Eles marcaram duas reuniões e convocaram todos os conselheiros pregando as vantagens da SAF no Flamengo.”
➕ Bap reafirma questionamentos ao projeto de estádio do Flamengo
Bap afirma que uma de suas funções no Conselho é justamente fomentar debates de assuntos que possam ser dos interesses dos sócios. Além da SAF, aponta por exemplo a discussão que propôs sobre compliance. Mas o candidato à presidência garante que jamais apoiou venda de qualquer porcentagem do clube e rebate Landim ao afirmar que a prova está em o que cada um falou aos conselheiros sobre o tema.
“Como presidente do Conselho de Administração, sempre entendi que eu devia trazer assunto de interesse dos sócios do clube para que eles pudessem ter ideia do que se tratava cada um. Foi assim com compliance, que a gente não tem, e também com a SAF. Para eles entenderem que o remédio que funciona bem para A não funciona para B. Agora, eu nunca declarei que era a favor de SAF. “
“Tem que ver o que ele falou, as declarações que ele deu. Parece que ele falou muito a respeito disso. Eu não acho que tenho o poder de obrigar ele a falar algo que não queira. É só ver o que cada um falou e pregou no Conselho Deliberativo e reuniões de grupo. Eu nunca fui a favor de SAF e nunca serei, para deixar claro aqui. Todo mundo de dentro do clube sabe disso. E minha reputação aqui dentro é que o que eu falo eu cumpro”, comentou Bap; escute o áudio abaixo:
As declarações fazem referência aos discursos de Landim em reuniões do Conselho Deliberativo. O MRN teve acesso a diferentes áudios dessas reuniões e trouxe informações com exclusividade à época. Como por exemplo quando o presidente afirmou que cada título de sócio poderia valer até R$ 500 mil. E noticiou também fala sobre 30% do clube financiar estádio.
Posteriormente, o site também divulgou áudio de promessa do mandatário de não propor SAF até fim de seu mandato. Landim garantiu nas últimas entrevistas que o Flamengo não precisa de SAF para nada, nem mesmo o estádio, e não voltou mais a falar positivamente do assunto para os conselheiros.
Emenda contra SAF no Flamengo
Diante desse debate, um grupo de 217 sócios propôs emenda para impor regras mais rígidas para uma possível tentativa de transformação do clube em SAF. A proposta determina que a venda do clube teria que ser aprovada pela Assembleia Geral, que inclui todos os sócios com direito a voto do clube. Isso porque o clube não tem definição se tema é de esfera da Assembleia ou apenas do Conselho Deliberativo.
Além disso, exige quórum mínimo de 60% dos sócios da Assembleia Geral (o que equivale a cerca de 3.600 neste momento). Desses associados, pelo menos dois terços (2.400) devem votar a favor para a mudança ser aprovada.
Bap e Maurício Gomes de Mattos (MGM) foram os candidatos da próxima eleição do Flamengo que assinaram a favor da emenda. Já Rodrigo Dunshee, apoiado por Landim, acredita que o assunto SAF deveria ser tratado no CoDe.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Chelsea é o novo interessado em tirar Lorran do Flamengo
- Eleição do Flamengo será acompanhada pelo Ministério Público
- Cucho Hernández pode chegar sem custos ao Flamengo; entenda
- Ingressos para jogo de despedida do Imperador estão à venda
- Berrío coloca Atlético Nacional de 2016 acima do Flamengo de 2019; assista