Nesta quarta-feira (9), Luiz Eduardo Baptista, o Bap, emitiu nota de repúdio contra os ataques homofóbicos feitos por José Carlos Peruano em grupo de conselheiros do Flamengo no WhatsApp. Desistente da corrida presidencial para apoiar Rodrigo Dunshee, Peruano fez série de xingamentos ao candidato da oposição na eleição para a presidência do clube e seus eleitores.
Áudios divulgados pelo jornal Metrópoles nesta terça-feira (8) mostram Peruano fazendo diversos ataques a Bap, todos com cunho homofóbico. Xingamentos que começaram após debate sobre Zico dizer que torce para o Botafogo quando o Flamengo não está envolvido. Ídolo é apoiador de Bap, principal adversário de Dunshee segundo as pesquisas.
➕ Paes usa estádio do Flamengo para fortalecer imagem de Lula no RJ
“Seus babacas, seu v…. O candidato de vocês dá o c… e chupa r…. Vocês têm é que tomar no c…. Vocês são um bando de babaca, meu irmão. O candidato de vocês chupa r…. Vocês querem o presidente do Flamengo dando o c… em cima da mesa da presidência. Então vota nesse Bap, bando de otário. Banco de babaca criado, mauricinho filhos da p…”, disse Peruano no grupo de conselheiros do Flamengo.
Os integrantes aparentemente defendiam Zico, que afirmou torcer pelo rival “se não tiver o Flamengo” em função dos “ótimos jogadores. Isso fez que também se tornassem alvo dos ataques do conselheiro.
“Eu nunca vi um grupo para ter tanto otário assim. Quem falou não fui eu, ele falou que ia torcer para o Botafogo. Ele falou. É só vocês irem lá e ver o vídeo. Ou vocês são muito idiotas, ou fizeram concurso para imbecil. Vocês têm tudo que tomar no c…”.
Candidato em 2018, Peruano anunciou pré-candidatura à presidência do Flamengo neste ano. Mas ele desistiu antes mesmo de registrar sua chapa para a eleição para apoiar a candidatura de Rodrigo Dunshee, atual vice-presidente geral e apoiado por Rodolfo Landim.
Bap emite nota de repúdio
Luiz Eduardo Baptista se manifestou sobre as declarações de Peruano nesta quarta-feira (9). O candidato divulgou nota de repúdio contra os ataques homofóbicos direcionados a ele e também as falas direcionadas a Zico. Veja a nota na íntegra:
Estão circulando na mídia e redes sociais, para a surpresa de todos nós rubro-negros, declarações lamentáveis de José Carlos Izidro, conhecido como Peruano, apoiador de Rodolfo Landim e Rodrigo Dunshee.
As agressões inaceitáveis ao nosso ídolo maior, Zico, e as falas que incitam a homofobia e constituem injúria, direcionadas ao Presidente do Conselho de Administração do Flamengo e nosso candidato a Presidente do Clube, o BAP, maculam a imagem do nosso clube, da instituição Flamengo. E isto é imperdoável e inaceitável.
Esse não é o Flamengo que nós, rubro-negros, queremos. A nossa Chapa Raça, Amor e Gestão luta por um clube que se destaque por elevar o nível das discussões. Um clube que respeita e aceita as diferenças e acolhe todos os tipos de associados e seus familiares. Um clube que busca superar seus adversários apenas em jogos e competições, dentro das regras de cada um dos esportes. Esse é o Flamengo que não abrimos mão.
Maurício Gomes de Mattos se manifesta
Outro candidato à presidência se manifestou sobre as declarações de Peruano nesta quarta-feira (8): Maurício Gomes de Mattos. A nota oficial não cita diretamente o conselheiro, mas fala em crescente nos ataques e repudia qualquer manifestação ofensiva e preconceituosa.
Nos últimos dias temos acompanhado uma escalada de ataques entre candidatos e apoiadores de duas chapas concorrentes à presidência do Clube de Regatas do Flamengo.
Desde o começo da campanha, a chapa Mengão Maior, encabeçada por Maurício Gomes de Mattos e Wellington Silva, tem baseado sua conduta no campo das propostas e planos para o triênio 2025/2027, com o único propósito de fazer o melhor para a Nação Rubro-Negra.
Por isso, repudiamos qualquer manifestação ofensiva e preconceituosa no contexto da campanha e reafirmamos o desejo de que todo o processo até a eleição siga dentro da civilidade que marca a história
centenária do nosso Clube. Da nossa parte, nada será feito fora da ética e da conduta que marca a trajetória de Maurício Gomes de Mattos até hoje.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo