O planejamento do Flamengo tem sido polêmico, e o Brasileirão não costuma ser prioridade. Em vez disso, o clube prioriza as copas. Caindo na Libertadores, sobrou apenas a Copa do Brasil, onde o time tenta superar o Atlético-MG na decisão. O caminho trilhado pelo Mengo é o inverso do que é levado em consideração na Europa, onde a liga do país é tratado como o principal. Pensando nisso, o jornalista Mauro Cezar Pereira fez uma comparação citando o Manchester City.
Betnacional 4 de 5 | SAQUE NA HORA! |
|
Em sua coluna no Uol, o jornalista lembra que Guardiola conquistou cinco copas na Inglaterra, abrindo mão de grande parte delas. O time foi eliminado pelo Tottenham na Copa da Liga Inglesa, na última quarta (30), e nenhuma crise foi instaurada por isso.
No país, a cultura é de se entender que a competição vale menos e pouco importa se a equipe é eliminada. Tanto que ano após ano, os clubes ingleses colocam equipes alternativas, times reservas para disputar esses jogos. Seus principais jogadores são poupados para a Premiere League.
“Desde 2016 no clube, Guardiola venceu seis dos oito campeonatos ingleses que disputou. E faturou ‘apenas’ cinco copas, somando a da Liga com a FA Cup (…) Em todas essas campanhas da “League Cup”, em comum a prioridade dada a Premier League e Liga dos Campeões. Por que para o time dominante na Inglaterra, essas são, obviamente, as competições que mais valem, evidentemente”, destaca Mauro.
Mauro Cezar ironiza Flamengo citando Guardiola
Por fim, MCP ironiza o Flamengo pelas decisões de planejamento, ignorando o Brasileirão e poupando jogadores nos jogos da competição para entrar com força máxima nas demais competições. O time, inclusive, acabou perdendo alguns pontos por adotar a medida.
“E assim deveria ser com todos os times capazes de montar times mais fortes. Os dirigentes do Flamengo, por exemplo, claramente não concordam com Pep Guardiola. A quem você daria razão?”
Time longe da briga pelo título
O Flamengo se distanciou da briga pelo título. Contra o Internacional, o Mengão realizou jogo que estava atrasado desde o primeiro turno e poderia reduzir a distância para sete pontos do líder na reta final do Brasileirão. Assim, ganhando sobrevida para tentar a conquista.
O empate no Beira-Rio, porém, frustrou os planos de quem ainda sonhava com a possibilidade, e a distância é de nove pontos, deixando o Rubro-Negro muito distante da briga pela taça. Além disso, oficializando que a briga do time é para tentar a conquista da Copa do Brasil.
Final contra o Atlético-MG
A decisão que o Mengo priorizou estar é a da Copa do Brasil, que começa a ser disputada no domingo (3), no Maracanã. O clube recebe o Atlético-MG, às 16h (horário de Brasília), antes de visitar os mineiros na semana seguinte.
Na Arena MRV, as equipes decidem quem fica com a taça no dia 10 de novembro. O Flamengo tenta fazer valer a decisão de focar na competição, enquanto o Atlético-MG também sonha com a taça da Libertadores. O encontro na decisão é contra o Botafogo.