Pesquisa do Bureau de Estatística e Estratégias (BEE), divulgada nesta segunda-feira (4), aponta Luiz Eduardo Baptista (Bap) na liderança da corrida pela presidência do Flamengo. O candidato aparece com 48% das intenções de votos entre os entrevistados. Já Rodrigo Dunshee, candidato da situação, tem a maior rejeição.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
A pesquisa encomendada pela chapa de Bap, “Raça, Amor e Gestão”, entrevistou 445 sócios do Flamengo aptos a votar na eleição e que concordaram com a divulgação de seus dados como demanda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O campo foi concluído no dia 26 de setembro, com margem de erro de três pontos percentuais.
➕ Eleição no Flamengo terá urna eletrônica e comprovante impresso
Veja o resultado da pesquisa:
- Bap: 47.3%;
- MGM: 17.5%;
- Dunshee: 12,4%;
- Wallim: 9,7% *
- Não responderam: 8,1%
- Indecisos: 4,3%
- Pedro Paulo: 0,2%*
- Delair Dumbrosck: 0,2%*
O estudo foi feito com todas as chapas registradas até 30 de setembro, o que inclui Wallim Vasconcellos, Pedro Paulo e Delair Dumbrosck. Os dois primeiros aguardam votação de recurso no Conselho de Administração após terem chapas impugnadas. Já Delair desistiu de sua candidatura e anunciou apoio a Rodrigo Dunshee depois da Comissão Eleitoral identificar “tentativa de fraude”.
O número de 445 entrevistados representa cerca de 7% do colegial rubro-negro, calculado em aproximadamente 6.200 sócios. Mas é importante destacar que a maioria não costuma exercer o direito.
Dunshee lidera taxa de rejeição no Flamengo
Rodrigo Dunshee tem a maior taxa de rejeição entre os concorrentes à presidência do Flamengo. O atual vice-presidente Geral e Jurídico do clube foi o escolhido por 59,6% dos sócios quando o assunto é rejeição. Uma diferença considerável para o segundo, Pedro Paulo, que tem 33,5%.
Há ligeira redução para a última pesquisa divulgada pela BEE, que apontou o dirigente com 60,9% de rejeição. Contudo, considerando que o segundo é Pedro Paulo e o terceiro Delair (22,5%), a distância para os outros candidatos pode ser ainda maior. Isso porque, dos que estão aptos a concorrer hoje, Bap é o mais próximo de Dunshee com 16,4%. Ou seja, mais de 40 pontos percentuais de diferença.
- Dunshee: 59,6%
- Pedro Paulo: 33,5%
- Delair: 22,5%
- Bap: 16,4%
- MGM: 13,9%
- Wallim: 11,2%
- Não responderam: 13,7%
- Indecisos: 5,8%
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira foi realizada sob a coordenação do Prof Reinaldo Castro Souza, PhD em modelos estatísticos pela Warwick University e Professor Emérito da PUC-Rio.
Essa foi a 10ª pesquisa eleitoral para a presidência do Flamengo, e é importante ressaltar os resultados distintos. Tanto a chapa de Dunshee quanto a de Bap já encomendaram pesquisas, e cada estudo colocou um candidato na frente. Isso gera questionamentos entre torcedores, além de uma das pesquisas do candidato da situação tenha sido feita por estatísticos acusados de fraude justamente em etudos eleitorais.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Gabigol, Arrascaeta e Filipe Luís
- Gabigol agradece elogios de Adriano Imperador em rede social
- FlaBasquete atropela o Caxias do Sul e assume liderança do NBB
- Wallim e Pedro Paulo têm recursos negados pelo Conselho de Administração do Flamengo
- Nó tático de Filipe Luís sobre Atlético-MG; renda recorde no Maracanã e Edu Gaspar no Flamengo?