A derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil causou muito mais do que o vice para o Atlético-MG. O Rubro-Negro conquistou o penta, e as atitudes lamentáveis dos torcedores locais custavam a perda da Arena MRV. O STJD determinou a interdição do estádio por conta dos problemas causados pelos atleticanos.
Betnacional 4 de 5 |
|
Para se manifestar no STJD, o Atlético-MG tem o prazo de dois dias. Mas a decisão inicial é de que o clube tenha que atuar em outro estádio. Além disso, sem torcida, jogando de portões fechados. A Arena MRV só será reaberta quando o clube apresentar medidas de segurança e comprovar que está apta para voltar a receber partidas.
➕CEO do Atlético-MG diz que hino durante festa do Flamengo causou debate caloroso
A interdição é imediata, conforme prevê a “Medida Inonimada”, que pede que o Atlético-MG adote “medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança”. Isso só acontecerá quando o Plenário do STJD aprovar o que for apresentado.
“DEFIRO a liminar para determinar a interdição imediata da Arena MRV, com a transferência dos jogos do Clube Atlético Mineiro SAF, na condição de mandante, para praça desportiva diversa, com portões fechados. A medida estará em vigor até que ocorra a comprovação, pelo clube, da adoção de medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança adequada na Arena MRV, ocasião em que a medida será objeto de nova deliberação pelo Pleno deste Tribunal”, diz a decisão do STJD.
As regras para os próximos jogos do Atlético-MG
O clube terá que seguir uma série de artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O 74, por exemplo, indica que o clube só pode mandar partidas 100km longe da Arena MRV. Além disso, a partida pode acontecer em outros estados, sob aprovação da Federação daquele local.
“Se um clube for punido com perda de mando de campo, conforme previsto na legislação federal e no art. 213 do CBJD, caberá exclusivamente à DCO determinar o local no qual a partida deverá ser disputada”, obriga o artigo.
Além da interdição, o Atlético-MG ainda pode perder mandos de campo e até os cofres do clube podem sofrer. A punição financeira pode chegar a R$ 200 mil. Em 2024, pelo Brasileirão, a equipe ainda enfrenta Botafogo, Juventude e Athletico.
O que aconteceu na Arena MRV, palco do título do Flamengo
Ainda durante o jogo, os torcedores do Atlético-MG se revoltaram com o título do Flamengo, maior algoz de sua história. Irritados, os atleticanos começaram a atirar copos no gramado, tentando acertar os jogadores do Mengão. Mas o pior dos casos foram as bombas.
Uma delas chegou a estourar próximo a um fotógrafo, que se machucou e precisou de cirurgia após o ocorrido. Um torcedor também tentou invadir o campo, mas foi controlado pela segurança antes de ultrapassar a linha e chegar perto dos jogadores.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção
- Cicinho coloca Neymar acima de Zico com a camisa da Seleção Brasileira