Em um dos grandes clássicos do basquete brasileiro, Flamengo e Pinheiros fizeram um duelo digno de playoffs. O Rubro-Negro saiu com a vitória diante do seu algoz da última temporada. Dominante nos dois primeiros quartos, o FlaBasquete acabou perdeu o controle do jogo no terceiro quarto, tendo que correr atrás do resultado no último quarto, com o apoio da Nação, a equipe da Gávea buscou a vitória pelo placar de 72 a 68, na Arena Carioca, reassumindo a segunda posição na classificação do NBB, além de manter a invencibilidade no Rio.
Jogando em casa, o Flamengo tomou as rédeas da partida, e com a Nação inflamada, a equipe abriu 8 a 2 logo no inicio do jogo, com Marquinhos chamando a responsabilidade. O jogo coletivo e a defesa no garrafão do Mais Querido funcionaram muito bem, não deixando a equipe paulista jogar, mantendo uma vantagem de oito pontos no primeiro quarto, com um placar de 22 a 14.
Com a volta de Cubillán ao time, o revezamento entre o venezuelano e Arthur Pecos voltou a funcionar, e o Flamengo não se intimidou com os ataques do Pinheiros, mantendo o controle do placar, indo para o intervalo com 12 pontos na frente, com o marcador em 42 a 30.
No terceiro quarto, o time da Gávea voltou relaxado após o intervalo, e com a defesa sem funcionar, o Rubro-Negro perdeu toda a vantagem do primeiro tempo, tendo marcado apenas oito pontos, e terminando o quarto atrás do placar pela primeira vez no jogo, com o time paulista na frente por 53 a 50.
Sem contar com o experiente Marcelinho, o Flamengo precisou retomar a confiança para voltar para o quarto decisivo. Pilar entrou muito bem na última etapa, com uma bola de três, além de uma jogada de dois pontos mais a falta, levantando a Nação, e trazendo a vantagem para o Mengão, abrindo 61 a 56. Na dianteira, o time carioca soube administrar a vantagem, e Olivinha, que foi homenageado antes do confronto, finalizou a partida num contra-ataque. A vitória por 72 a 68 trouxe a vice-liderança de volta, ultrapassando o próprio Pinheiros na tabela.
JP Batista foi um dos principais destaques do Rubro-Negro, com 17 pontos e 8 rebotes, além de Marquinhos, com 16 pontos e 9 assistências, Olivinha, que completava seu jogo de número 200 pelo Mais Querido, contribuiu com 12 pontos e 8 rebotes. O próximo confronto do Orgulho da Nação será diante do atual líder, o Mogi, na próxima terça-feira, Arena Carioca, às 21h.
*Imagem em destaque: Divulgação/Flamengo