Apelido de “Neymar da Gávea” veio dos dribles e teve sua multa fixada em R$ 130 milhões pelo Flamengo
Chamado de “Neymar da Gávea” em 2013, o atacante Rafinha foi apresentado nesta terça-feira, 29, como novo reforço do Joinville para a temporada de 2021. O atleta, atualmente com 27 anos, estava no São Bento, onde disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e a Série A2 do campeonato paulista. Seu vínculo vai até dezembro do próximo ano.
Torcedor declarado do Flamengo, Rafinha chegou ao clube em 2010, vindo do Maranhão. Campeão da Copinha no famoso time que contava com nomes como César, Adryan e Negueba, o jogador se destacou em 2013. Titular, fez boas exibições durante aquele ano e também em algumas das disputas nacionais.
Por conta da habilidade com que driblava, passou a ser chamado pela torcida por “Neymar da Gávea”. A brincadeira rendeu muitas pautas e matérias à época, causando desconforto e um peso inesperado para o então jovem jogador.
LEIA MAIS
Os 5 maiores jogos do Flamengo na década
Flamengo perde o primeiro jogador para 2021
Rondinelli e o gol que mudou os rumos do Flamengo
No Campeonato Carioca daquele ano, o Rubro-Negro venceu o Vasco por 4 a 2 e o atacante foi o melhor da partida, inclusive gerando memes com os dribles sobre o zagueiro Dedé. À época, o destaque fez com que o jogador tivesse sua multa fixada em R$ 130 milhões.
Rafinha também estava no elenco campeão da Copa do Brasil de 2013. Ao todo, entrou em campo 43 vezes e marcou três gols. Agora, acerta com o clube catarinense para disputar a próxima temporada. O jogador chega ao Tricolor sem custos e com contrato até o fim de 2021.
Trajetória meteórica e expectativa não correspondida
Rafinha iniciou sua carreira no CFZ e ainda na base foi contratado pelo Flamengo, clube que defendeu por quatro anos. Depois do Rubro-Negro passou por Bahia, Atlético-GO, Daejeon Hana Citizen, da Coréia do Sul, Metropolitano, onde reencontrou Léo Moura, Thai Honda FC, da Tailândia, Avaí, Cafetaleros de Tapachula, do México, e São Bento.