MRN Informação | Isaac Simões – – O Flamengo só depende de si para ser campeão brasileiro. Para isso, precisará quebrar o tabu de dez anos sem vencer o São Paulo no Morumbi. Entretanto, o momento para acabar com a escrita negativa não poderia ser melhor para o Rubro-negro. O Mengão marcou 21 gols nos últimos 11 jogos, enquanto o Tricolor vive a sua pior fase defensiva na Série A, tendo sido vazado em todas as 10 partidas disputadas em 2021.
Ao todo, o time paulista sofreu 18 gols neste ano pelo Brasileiro. Três a menos que o número anotado pelo ataque do Fla no mesmo período. Aliás, o mau momento da defesa tricolor, culminou em alguns danos. Primeiro, a perda da liderança do campeonato, após encerrar 2020 com uma vantagem de sete pontos na tabela. Além disso, o baixo desempenho pós réveillon, encerrou o trabalho do técnico Fernando Diniz, demitido no dia 1º de fevereiro.
Leia também: Conmebol antecipa sorteio da fase de grupos da Libertadores da América; confira nova data
A fase é tão complicada, que o São Paulo sofreu gol até na única vitória do ano. Triunfo por 2 a 1 sobre o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, há três rodadas. Na semana passada, completou dois meses desde a última vez em que os paulistas saíram de campo ilesos pelo Brasileirão. Foi no dia 16 de dezembro, quando aplicou 3 a 0 no Atlético Mineiro, no Morumbi, ainda pela 26ª rodada.
Poder de fogo rubro-negro
Se a defesa do São Paulo não vai bem, o setor ofensivo do Flamengo, por sua vez, tem sido o destaque da arrancada rubro-negra no Brasileiro. Aliás, muito se deve ao poder de fogo do trio de ataque formado por Gabigol, Bruno Henrique e Pedro (reserva) que deixam o Fla com o melhor ataque da competição. Juntos, os atacantes anotaram mais da metade dos 67 gols marcados pelo Mais Querido na Série A.
Para se ter uma ideia do bom momento, o time comandado por Rogério Ceni acumula somente três derrotas em 2021. Dentre elas, o Mengão só não balançou as redes no revés para o Ceará, no Maracanã, no dia 10 de janeiro. De lá para cá, a equipe marcou em todos os nove jogos disputados e perdeu apenas para o Ahtletico.
Objetivos distintos
O São Paulo não tem mais chances de título, mas ainda luta por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Por isso, só a vitória interessa ao clube na partida da próxima quinta-feira (25), às 21h30, no Morumbi, contra o Flamengo.
Assim, o Tricolor deverá abdicar de seu estilo de jogo reativo e atacar o Fla, deixando espaços para contra-ataques. Momento para observar se a defesa paulista vai se recuperar, ou a efetividade ofensiva rubro-negra prevalecerá.
O Flamengo é o líder do Brasileiro com 71 pontos. O São Paulo ocupa a quarta posição, com 63.