Pelo Flamengo tudo! O rubro-negro Matheus Zaidan, de 26 anos, arrumou as malas e rumou para Lima a fim de ver a estreia do Mais Querido na Copa Libertadores da América 2022. O time entraria em campo nesta terça-feira (5), às 21:30, no Estádio Nacional de Lima. Porém, o clima de instabilidade no Peru causou o adiamento do jogo.
Leia Mais: Com ou sem jogo, Flamengo e Sporting Cristal compartilham marca histórica na Libertadores
Infelizmente, o estudante de engenharia elétrica no CEFET não vai poder ver o Flamengo em campo. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tentou a liberação do jogo com as autoridades peruanas, mas sem a presença de público. O país atravessa grave instabilidade política e social e o governo decretou toque de recolher em Lima nesta segunda-feira (4). Um decreto no fim da tarde anunciou o adiamento.
Do Peru, Zaidan confirmou ao Mundo Rubro-Negro que a situação não é tranquila: “A cidade está em estado de emergência total! As ruas estão desertas.”
Governo do Peru decretou estado de emergência
O presidente peruano, Pedro Castillo, fez pronunciamento à nação nessa segunda-feira (4), decretando estado de emergencia e toque de recolher na capital, Lima. A medida foi tomada para conter intensos protestos contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes que vêm causando transtornos no país.
Logo em seguida, o Ministro da Justiça do Peru, Félix Chero, deu entrevista a uma rádio dizendo que a partida entre Sporting Cristal e Flamengo teria que ser adiada. “Vai ter que ser remarcada. Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país”, disse Chero à rádio “Exitosa Noticias”.
O regulamento da Conmebol Libertadores 2022 prevê suspensão de partidas antes dos seus inícios por motivos de força maior alheios aos dois clubes. Essa decisão é tomada pelo delegado do jogo. O regulamento diz que nesses casos a partida deve ser remarcada para o mesmo local em até 24 horas. Caso não seja possível, a Conmebol remarcará o jogo em outra data a seu critério.