Alvo de críticas da torcida do Flamengo pela fase ruim em campo, o volante Allan se destacou em estudo do CIES Fooball Observatory publicado nesta quarta-feira (25). Ele aparece entre os meio-campistas com as melhores estatísticas de retenção da posse de bola quando sofrem pressão de todo o Brasileirão.
Allan é o 11º melhor do Brasil no quesito por conseguir manter a posse da bola em 85,1% das vezes em que é pressionado. O CIES indica que os números do meio-campista rubro-negro está 12% acima da equipe, o que significa que, em média, o Flamengo consegue ficar com a bola quando pressionando em 75,9% das ocasiões.
➕ Sesc Flamengo x Maringá: técnicos exaltam preparação para Superliga
De acordo com o publicado no estudo, um jogador é considerado sob pressão quando está com a posse de bola e há pelo menos um adversário tentando roubar a bola ou limitar suas opções. Exista uma análise também sobre a intensidade d essa pressão, pressão considerando a velocidade dos adversários, a distância e o ângulo do movimento. Veja o ranking do Brasileirão:
- André (Fluminense)- 90,1% de retenção/ +16% média do time
- Lincoln (Red Bull Bragantino)- 89,9% de retenção/ +24% média do time
- Caique (Juventude)- 89,1% de retenção/ +18% média do time
- Ganso (Fluminense)- 86,4% de retenção/ +11% média do time
- Matheus Rosetto (Fortaleza)- 86,2% de retenção/ +22% média do time
- Denilson (Cuiabá)- 85,9% de retenção/ +15% média do time
- Caio Alexandre (Bahia)- 85,4% de retenção/ +11% média do time
- Rezende Miranda (Bahia)- 85,2% de retenção/ +10% média do time
- Rodrigo Andrade (Vitória)- 85,1% de retenção/ +16% média do time
- Felipe Machado (Vitória)- 85,1% de retenção/ +16% média do time
- Allan (Flamengo)- 85,1% de retenção/ +12% média do time
Allan está na 100ª posição geral e é quem fecha o ranking mundial. A diferença do volante rubro-negro para o melhor do mundo no quesito, Joshua Kimmich, do Bayern de Munique, é de 10,7 pontos percentuais. O alemão possui uma média de retenção da posse de 95,8%. A distância para o líder é menor do que a comparação com a média rubro-negra.
O Flamengo como equipe também está ligeiramente abaixo dos melhores times no quesito: Manchester City (84.4%), Juventus (83.8%) e Shakhtar Donetsk (83.7%).
Allan no Flamengo em 2024
Contratado por quase R$ 43 milhões em 2023, Allan ainda não conseguiu mostrar o futebol que o fez ser destaque em outras equipes para se firmar no Flamengo. Ele sofreu com lesões na última temporada e deu sinais de volta por cima no início de 2024, mas queda de nível e sequência de atuações ruins o fazem ser alvo de críticas.
O volante disputou 19 dos 23 jogos disputados pelo Flamengo entre a segunda semana de abril e o fim de julho, sendo 15 como titular. Ele estava sendo elogiado pelo dinamismo que dava ao time rubro-negro, muito pela característica de ir bem quando pressionado.
Mas, assim como o time rubro-negro, sofreu queda de desempenho e não conseguiu reproduzir o mesmo nível de atuação nos últimos jogos. Pelo contrário, o jogador parece entrar intensidade inferior ao que o jogo pede e acaba pecando tanto na defesa quanto com a bola.
Isso resultou em críticas da torcida e perda de espaço para Léo Ortiz e Evertton Araújo. Mas, diante muitos desfalques, o volante certamente terá novas oportunidades.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Champions League das Américas: Flamengo vai sediar 1ª rodada; veja tabela
- Flamengo será julgado por briga de torcedores antes do clássico com Fluminense
- Plata treina e vai aumentar lista de reforços do Flamengo contra Fortaleza
- Vini Jr dá assistência, e Real Madrid vence Leganés na La Liga
- Flamengo x Fluminense: Daiane projeta final do Carioca Feminino