Reforço do Flamengo, Allan não é um jogador vistoso ofensivamente. Em toda a sua carreira, o volante balançou as redes apenas uma vez. São 274 jogos desde a sua profissionalização e passagens por SJK, Sint-Truindense, Hertha Berlin, Apollon, Eintrach Frankfurt, Fluminense e Atlético-MG. No entanto, apenas no primeiro clube citado, o SJK, o atleta marcou.
Ou seja, aconteceu na Finlândia, em 2015. O adversário foi o Kuopion, também conhecido como Kups, no Campeonato Finlandês. O atleta chutou e contou com um leve desvio no marcador, enganando o goleiro e marcando um belo gol. Confira o tento marcado:
Leia mais: Números: Allan é melhor volante do Brasileiro desde 2019
Pelo Atlético-MG, foram 170 partidas e nenhum gol marcado. No entanto, o atleta deu três assistências. Pode parecer pouco tendo em vista a quantidade de jogos. Mas Allan é um jogador voltado para a defesa e a contenção, e não armação de jogadas. Por isso, é comum que não participe tanto dos ataques e as estatísticas ofensivas sejam minimizadas.
Vale frisar que Allan surgiu nas categorias de base do Internacional, mas não chegou a jogar profissionalmente pelo clube e foi transferido para o Liverpool. Na Inglaterra, também não teve oportunidades e foi emprestado algumas vezes, até ser comprado pelo Atlético-MG
Allan se destaca defensivamente
O reforço do Flamengo pode não mostrar qualidades excepcionais na frente, mas cumpre o seu papel muito bem. Ele é o melhor volante do Brasileirão desde 2019, segundo números do Sofascore, liderando diversas estatísticas defensivas. Confira alguns números:
- 1º em ações com a bola (9.667)
- 1º em passes certos (7.302)
- 1º em passes certos no terço final (3.663)
- 1º em bolas longas certas (605)
- 1º em bolas recuperadas (679)
Portanto, é um volante para agregar equilíbrio ao Mengão, que se foi junto com João Gomes para a Premier League.