Flamengo e Botafogo se enfrentam em Brasília neste sábado (25), às 18h (Horário de Brasília) pelo Cariocão. Mas além do clássico regional, a partida marca o reencontro de dois velhos conhecidos: os treinadores. Com a invasão de portugueses no futebol brasileiro, é cada vez mais comum ver confrontos entre lusitanos e esse será mais um: Vitor Pereira contra Luís Castro. No entanto, são dois amigos da época de Porto.
Isso porque Luís Castro foi coordenador das divisões de base do clube português e foi o responsável pela escolha do técnico do Sub-15 em 2007/08: Vitor Pereira. Portanto, a amizade é de longa data e Vitor Pereira terá que passar por cima do amigo se quiser vencer a partida. Mas isso não é problema para Luís Castro, que também quer derrotar o flamenguista, conforme ele mesmo disse em dezembro de 2022 ao Charla Podcast ao relembrar a amizade.
Leia Mais: Depois de derrota e antes de clássico, torcedores tietam VP em bar
“A relação é boa. Vivemos no Porto por muito tempo. Eu pedi a entrada dele. Depois teve o caminho dele, um treinador de sucesso. Que seja muito feliz na vida dele. É o que desejamos aos nossos amigos. Mas se jogar contra mim, quero que perca, não desejo essa falsidade nos meus jogos. Desejo ser feliz em cima dele. Mas é um grande treinador, grande profissional e grande amigo”, contou.
Luís Castro explicou ainda que para um bom português, é muito importante estar perto do mar. Em São Paulo, Vitor Pereira não tinha as praias que encontra na cidade maravilhosa, o que pode ter pesado na decisão.
“Conversamos sempre. Quem vive perto do mar toda vida gosta do Rio, porque o Rio também tem mar. Tem bar, churrasquinho, chopinho, tem boas torcidas, grandes jogos, grandes clássicos”, disse o técnico do Botafogo.
Luís Castro foi primeira opção do Corinthians antes de Vitor Pereira
No início de 2022, o Corinthians buscava um novo treinador, assim como o Botafogo. No entanto, os paulistas queriam contar com Luís Castro, mas tiveram que disputar a contratação com o clube alvinegro. O português preferiu o projeto carioca e, talvez para ficar perto do mar, veio ao Rio de Janeiro.
Assim, decididos a contratar um português, a cúpula do Corinthians foi atrás de Vitor Pereira e concluiu a negociação. Os treinadores jamais haviam se enfrentado, mas isso aconteceu pela primeira vez em 2022. Foram dois jogos pelo Brasileirão e Vitor Pereira venceu ambos: 3 a 1 e 1 a 0, no Rio e em São Paulo, respectivamente.
Nesse momento, Luís Castro leva vantagem. O treinador está na sua segunda temporada pelo clube e tem trabalho mais consolidado, com seus atletas entendendo suas ideias. Enquanto isso, o Mengão segue sem a cara do Vitor Pereira, que ainda tem um trabalho curto de menos de dois meses. Uma vitória sobre seu conterrâneo pode iniciar um período de crescimento no clube. No entanto, ele vai contar com time mesclado entre reservas e jovens da base, já que poupa para a Recopa, na terça-feira (28).