Depois de uma novela, Paulo Sousa deve ser anunciado como novo treinador do Flamengo para 2022 ainda nesta quarta-feira, 29. Apesar de ter 51 anos, dirigir uma seleção e ter sido jogador, poucas pessoas no Brasil conhecer o técnico. Por isso, preparamos uma análise tática de Paulo Sousa.
O Tática Didática foi atrás e assistiu diversos jogos de equipes comandadas por Paulo Sousa em diferentes ligas europeias. E por isso fez o vídeo com a análise abaixo.
Paulo Sousa representa muito bem a escola portuguesa de treinadores. Gosta da saída de bola com três jogadores, como Jorge Jesus. Mas, ao invés do terceiro homem ser um volante, normalmente é um lateral. Neste caso, seria Filipe Luís.
O lateral-direito parte para o ataque, deixando o ponta, mais próximo do centroavante. Os volantes, então, fazem a saída de bola. É um técnico que gosta muito de usar a entrelinha, especialidade de Arrascaeta, por exemplo.
Na parte defensiva, faz marcação por zona e também gosta da pressão pós-perda. Ou seja, quando o time perde a bola, pressiona para roubá-la, assim como Jorge Jesus.
É difícil cravar se o português dará certo ou errado no Flamengo. O que nos resta é torcer!