Um dos destaques do Flamengo com o técnico argentino Jorge Sampaoli, o volante Gerson vem atuando de uma forma diferente do que a torcida do Flamengo estava acostumada. Anteriormente, com Jorge Jesus, Domènec Torrent e Rogério Ceni, o jogador era mais um segundo volante. Todavia, Sampaoli na Gávea, tem atuado mais à frente. O fato chamou a atenção do analista Bruno Pet, da Fla TV.
“O novo posicionamento de Gerson no Flamengo desde a chegada de Jorge Sampaoli pode parecer estranho à primeira vista. Mas tem uma característica do jogador que é muito melhor explorada quando ele joga mais avançado. Quando era técnico do Olympique de Marseille, Sampaoli pediu a contratação de Gerson. E apesar do torcedor rubro-negro ter se acostumado a ver Gerson brilhar como segundo volante, Jorge vê o jogador sendo melhor explorado em outra função”, postou Pet em seu Twitter.
Leia também: Postura do Flamengo trava renovação de goleiro Matheus Cunha
Em seguida, Bruno destacou a facilidade que Gerson está tendo para infiltrar no setor de defesa do adversário.
“Sampaoli enxergou em Gerson uma característica bem marcante: a capacidade de infiltração. O Coringa lê muito bem os espaços e tem um ótimo timing para infiltrar. Talvez esse seja o principal motivo para essa utilização de Gerson mais avançado. Um dado que corrobora com essa capacidade de infiltrações de Gerson é a quantidade de passes recebidos por ele dentro da área adversária. O número de vezes que ele pisa na área e recebe a bola nesse setor após a chegada de Sampaoli é muito superior ao de outros tempos”, acrescentou.
Gerson cumpre os desejos de Jorge Sampaoli
“Jorge Sampaoli entende futebol como um controle de espaço e tempo. Por isso as dinâmicas ofensivas de suas equipes visam gerar espaços dentro do sistema defensivo rival. Espaços esses que devem ser atacados por seus jogadores dentro do timing correto”, finalizou.