Recentemente, o Flamengo anunciou a contratação do atacante Luiz Araújo e do meio-campista Allan, que reforçam o elenco rubro-negro e dão mais opções para Jorge Sampaoli armar a equipe. Em vídeo no canal “Falando de Tática”, o analista de desempenho Raphael Rabello analisou o possível impacto que os jogadores podem ter no time do Mengão.
De acordo com Raphael, pensando a partir da equipe base do Flamengo, Luiz Araújo entraria para jogar aberto pelo lado direito. O atacante possibilita que o time jogue em amplitude máxima, algo que agrada o técnico Sampaoli. Além disso, o atleta pode acelerar o jogo da equipe no ataque, já que é mais objetivo por ser atacante.
Leia mais: Braz e Spindel negam conversas por grandes nomes especulados no Flamengo
“O Luiz Araújo não vai impactar tanto na fase de construção, já que é um atacante. Ele dá uma opção bem legal, de estar com o pé colado na linha lateral, com amplitude máxima. O Flamengo deve progredir mais rápido com Luiz Araújo em campo, porque ele é um cara que vai acelerar as jogadas”, afirmou o analista.
A entrada do atacante no time titular também permite que o lateral jogue mais próximo aos volantes. Assim, cria-se a possibilidade de triangulações e também auxilia nos movimentos defensivos. Com o lateral no meio-campo, ele percorre distância menor na recomposição e está posicionado para pressionar em caso de perda da bola.
Allan vai melhorar a saída de bola do Flamengo
O Flamengo apresentou muitos dificuldades na saída de bola durante a temporada de 2023. Ao tornar Erick Pulgar titular, Sampaoli amenizou o problema, mas a equipe volta a cometer falhas quando o chileno não está em campo. Segundo Raphael, Allan pode ser a solução para a saída de bola rubro-negra.
“O que deve acontecer é o Allan assumir a posição do Thiago Maia. O Allan vai poder emular o que o Maia está fazendo com mais qualidade técnica. Ele tem uma relação melhor com a bola, ótimo passe e pode achar o Gerson com muita facilidade”, disse Raphael.
Em seguida, o analista comenta que a presença de Allan deve modificar bastante o sistema de saída de bola do clube. Isso porque o time costuma posicionar um lateral junto aos zagueiros para sai jogando com três atletas e deve passar a utilizar o meio-campista. Assim, o lateral que antes estaria auxiliando a saída de bola poderá ocupar espaço no campo ofensivo.
” Uma coisa que deve mudar bastante é o Allan sendo o cara da saída de três. Então, o Flamengo não irá mais fazer a saída de três com o lateral. O Jorge Sampaoli usava muito o Allan assim no Atlético-MG e ele se sente confortável na base da jogada, olhando o jogo de frente”, finalizou.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Às vésperas da eleição no Flamengo, pesquisa mostra Bap liderando e Dunshee mais rejeitado
- David Luiz quer repetir Filipe Luís e se tornar técnico de futebol
- ‘Não vai se repetir’: Diego Alves emociona Nação com carta sobre 2019
- ‘Tem que ganhar sempre’ e ‘foco no hoje’: os mantras de Filipe Luís antes de Flamengo x Cuiabá
- Flamengo pode ter até 8 reforços para jogo contra Fortaleza