Na última segunda-feira (17), ocorreu um dos eventos mais esperados da temporada. Promovido pela revista France Football, o prêmio Ballon d’Or celebrou os melhores jogadores do ano e um atleta revelado pela base do Flamengo ficou na oitava colocação: trata-se de Vinícius Júnior. Por outo lado, nas redes sociais, a torcida brasileira se revoltou com a posição.
De acordo com grande parte do público do Brasil, Vini Jr merecia estar na frente de outros atletas, já que foi campeão da UEFA Champions League pelo Real Madrid, marcando o gol do título contra o Liverpool. Todavia, o técnico dos Galáticos, Carlo Ancelotti, concordou com o lugar que Vini foi premiado.
Leia também: Flamengo x Corinthians: horário, onde assistir e escalações da final
”Acredito que sim, é justo. Porque isso permite que ele tente melhorar o que fez no ano passado. Ano passado foi quase tudo novo para todo mundo. Era um jogador com esta qualidade e continuidade. Para ele, acredito que isso dá a oportunidade dele estar mais motivo para melhorar”, disse o técnico italiano. Confira abaixo a lista completa.
- Karim Benzema
- Sadio Mané
- Kevin De Bruyne
- Robert Lewandowski
- Mohamed Salah
- Kylian Mbappé
- Thibaut Courtois
- Vinicius Júnior
- Luka Modric
- Erling Haaland
Sendo assim, Vinícius foi o único brasileiro presente no top 10. Entre os 30 indicados, apenas três jogadores nascidos no Brasil participaram. Além de Vini, os volantes Casimiro, do Manchester United e Fabinho, do Liverpool, foram apontados.
Passagem de Vini Jr no Flamengo e ida para o Real Madrid
Em resumo, Vinícius foi alçado aos profissionais do Flamengo em maio de 2017. Dessa forma, Zé Ricardo teve a incumbência de ser seu primeiro treinador. O atleta entrou no final da partida contra o Atlético-MG, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão. Mas, já estava vendido ao Real por 45 milhões de euros desde os 16 anos. Ou seja, Vini ficou no Fla até completar 18.
Por fim, se despediu no dia 25 de junho de 2018 do Rubro-Negro. No elenco principal foram 69 jogos, 14 gols e 5 assistências.