“Muito feliz e motivado para seguir mais um sonho da minha vida”. Foram com essas palavras que o preparador de goleiros Paulo Grilo anunciou sua chegada ao Flamengo. No entanto, as juras de amor do “apaixonado” pelo Rubro-Negro não ficam só no discurso.
O profissional conheceu Paulo Sousa nos tempos de Bordeaux, onde já trabalhava. Desde então, os dois trabalham juntos após o treinador o convidou para assumir o posto em sua comissão. Foi assim que Paulo Grilo chegou ao Flamengo.
Leia mais: Após saída do Flamengo, Cesar relembra bastidores no clube
Nessa sexta-feira (21), a FlaTV divulgou a primeira entrevista de Paulo Grilo desde que chegou ao Mais Querido. Casado com uma carioca, o preparador português quer ter uma segunda família no Ninho do Urubu.
— Vamos criar uma família no Flamengo. Não só com a equipe, mas também com os meus meninos: o Diego (Alves), o Hugo. São os meus meninos e eu vou cuidar deles. São os melhores do mundo para mim.
Elogios aos goleiros do Flamengo
Após comparar Hugo ao goleiro Mendy, do Chelsea, Paulo Grilo reafirmou que “analisou um pouco mais” o jovem goleiro do Flamengo. O preparador não poupou elogios à promessa rubro-negra e fez projeções para o futuro do jogador.
— O Hugo é um diamante em bruto. Vai ser um goleiro do futuro. É um goleiro incrível com todo potencial e com tudo que um treinador espera de um goleiro. Ele vai entrar em uma fase de crescimento, em que naturalmente vai se tornar uma das maiores referências do Brasil e, talvez, da Europa.
Leia mais: Treino da tarde dá lugar a churrasco liderado por Paulo Sousa no Ninho do Urubu
Além disso, o preparador também rasgou elogios ao número 1 rubro-negro. Paulo Grilo exaltou a carreira do Diego Alves, mas garantiu que o goleiro “quer mais”.
— O Diego (Alves) tem uma carreira mais do que brilhante. É um goleiro reconhecido não só no Brasil, mas em todo o mundo. Fez coisas muitas boas, já ganhou tudo. É um exemplo. Ele tem 36 anos, mas quer mais.
Método de trabalho
Paulo Grilo também detalhou sua metodologia de trabalho. Com inspiração no handball e no futsal, o preparador realiza treinos para melhorar o tempo de reação e tomadas de decisão no 1 contra 1. O português se autodenomina “apaixonado pela técnica dos goleiros” e espera que seus comandados estejam prontos “para usar a técnica correta”.
— Eu tenho a minha metodologia de treino que se aproxima da Europa. Tenho uma bateria de exercícios que fui aprimorando para ser o mais próximo possível do jogo. Assim, posso ajudar os goleiros a evoluir na tomada de decisão, posicionamento e análise de jogo. Eu divido o jogo em quatro ou cinco momentos. E tenho seis a sete exercícios para cada momentos desse. Sou muito competitivo e faço exercícios que hajam competição. E os goleiros estão sempre inseridos nisso. Portanto, há um goleiro na baliza e os outros ajudam no exercício.
Encontro com a Nação
Paulo Grilo treinou equipes de cinco continentes diferentes. Mas somente uma conseguiu deixá-lo “apaixonado”. “Impressionado e motivado”, o profissional conta a surpresa com o afeto da Nação Rubro-Negra nas ruas da Cidade Maravilhosa e nas redes sociais. Contudo, ele ainda sente que um encontro especial.
— A energia aqui é especial. As pessoas já me conhecem nas ruas ou gritam ‘Flamengo’, ‘Mengão’.” É uma loucura total. Quando cheguei ao Brasil, eu tinha 1700 seguidores nas redes sociais. Nesse momento, já passei 15 mil (no dia da divulgação da entrevista são mais de 43 mil). É demais, é espetacular. Eu já senti a torcida, mas quero sentir aquele ‘uau’ naquele estádio místico.”