Apenas no seu quarto jogo como treinador profissional, Filipe Luís liderou o time do Flamengo à classificação para a final da Copa do Brasil. O treinador concedeu entrevista após o empate em 0 a 0 na Neo Química Arena, neste domingo (20), que garantiu avanço com 1 a 0 no agregado, e falou sobre como foi a preparação após derrota para o Fluminense.
O 2 a 0 sofrido no clássico no meio da semana foi um golpe duro, revela Filipe Luís. Foi então que recebeu contato de Renê Simões, seu amigo. O ídolo rubro-negro afirma que essa conversa o ajudou a entender esse processo de digerir a primeira derrota como técnico e se motivar para a semifinal contra o Corinthians em Itaquera.
➕ Copa do Brasil: Flamengo faz história 2 vezes ao chegar em nova final
“Um dia depois do clássico com certeza deve ter sido uma das piores noites minhas no futebol. A primeira derrota doeu muito. Na manhã seguinte, eu acordei, eu entrei no CT e me animei, me animei de novo, e recebi uma mensagem do meu grande amigo Renê Simões, que parecia que estava dentro do meu cérebro. Falando tudo o que eu estava sentindo. Tive uma troca com ele sobre essa primeira derrota como treinador profissional, é uma experiência interessante. Dura, mas claro que ia chegar, eu sabia disso”, iniciou o técnico rubro-negro.
Foi então que Filipe indicou que o saldo da conversa foi aumentar a confiança em si e no que acredita para o time do Flamengo. Ele afirma que não abrirá de sua ideias independente do resultado e essa postura foi importante para motivar também os atletas.
“Uma coisa é certa, eu tenho plena certeza do que eu acredito, das minhas convicções, do que é o jogo, das minhas ideias. Não vou abrir mão disso, ganhando ou perdendo eu vou continuar na linha, então quando vocês forem julgar o Flamengo do Felipe, ele é o Flamengo do Felipe. Não é o Flamengo da opinião da imprensa, da opinião de um diretor, não, é o que eu penso do futebol. Então eu me animei, e claro, contagiar o grupo, temos uma oportunidade gigantesca de jogar uma semifinal nesse estádio, e os jogadores, obviamente que querem ser campeões”, finalizou.
O Flamengo se classificou contra o Corinthians em jogo que ficou 76 minutos com um jogador a menos. Bruno Henrique foi expulso, e Filipe Luís foi fundamental para encontrar rápida solução e montar time que soube se organizar muito bem para diminuir o ímpeto adversário. Agora, o Fla enfrenta o Atlético-MG na final.
Filipe exalta elenco do Flamengo
Em outro momento, Filipe comentou o recorde de 10 finais de Copa do Brasil que o Flamengo alcançou ao passar pelo Corinthians. Ele exaltou a regularidade do elenco, com muitos que chegam na terceira final consecutiva, e a vontade constante de seguir conquistando títulos.
“Dez finais. Eu e o Diego a gente sempre comentava. O pessoal cobra título, mas como é difícil chegar todo ano a finais. Todo mundo quer, e o Flamengo está ali todo ano. E às vezes até peca por querer ganhar todos. Com o elenco que tem, o Flamengo pensa muito grande. Não é fácil. É um grupo com jogadores acostumados a finais, brigando todo ano, não perdem a fome, a ambição, querem mais foto na parede. Fica mais fácil porque são jogadores que sabem lidar com o momento.”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ainda dá? Conheça cenários que dariam título brasileiro ao Flamengo
- Terreno, obra e Opex: entenda divisão de custos para o estádio do Flamengo projetada pela Gestão Landim
- Time com mais viradas no Brasileirão, Flamengo tem número baixo em 2024
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo