O Flamengo encerrou sua participação na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 2 a 1 sobre o Sporting Cristal, do Peru. Com 16 pontos, essa é a melhor participação do clube na história da Libertadores, com a mesma pontuação de 2007. O jogo aconteceu no Maracanã, nesta terça-feira (24).
Quem está em alta é o lateral Ayrton Lucas, que comemorou a vitória do time, mas também uma vitória pessoal. O jogador chegou ao Flamengo lesionado após deixar o Spartak Moscou, da Rússia, e demorou para conseguir fazer sua estreia. Desempenhando um bom futebol, o atleta comemorou a volta por cima.
“Fico feliz (pela volta por cima). Apesar de ter tido um começo bastante abaixo, né. Porque eu sabia da minha capacidade. Eu vinha trabalhando muito. Estava voltando de lesão. Também tive um pouco de dificuldade no começo, mas fico feliz de estar desempenhando bem o meu papel e estar ajudando minha equipe”, diz Ayrton.
Leia mais: Com moral! Pedro vence votação no perfil da Libertadores e agita web
Ayrton Lucas deixa a Rússia para vir ao Flamengo por conta do conflito com a Ucrânia
O presidente Vladimir Putin avançou com suas tropas russas sobre o território ucraniano. As tensões aumentaram nos últimos anos e culminou em uma incursão militar dos russos, que passaram a receber diversas sanções de todo o mundo.
Entre elas, sanções esportivas. Por exemplo, a seleção do país foi impedida de disputar a repescagem para participar da Copa do Mundo 2022, que acontece no final do ano.
Por isso, muitos jogadores buscaram deixar o país, além de pensar na própria segurança e a de seus familiares. Para ficar longe da guerra, Ayrton Lucas voltou ao seu país, onde jogou pelo Fluminense, clube que o revelou em 2015.