O técnico Tite completou ontem nove jogos no comando do Flamengo. São 6 vitórias, um empate e duas derrotas, 19 pontos em 27 possíveis, um aproveitamento de 70,4%. Atualmente, o líder Palmeiras e o Mais Querido têm 60% de aproveitamento no Brasileiro.
Desta forma, o MRN fez uma projeção sobre qual seria a situação do Flamengo no Campeonato Brasileiro caso Tite tivesse assumido antes e mantido o mesmo aproveitamento.
Leia mais: Bruno Henrique revela pedido de Tite antes da vitória do Flamengo
Se o técnico tivesse aceitado assumir o Flamengo já no jogo com o Corinthians, o Flamengo teria 21 pontos nas últimas 10 partidas, e não 20. Desta forma, seria líder um ponto à frente do Palmeiras.
Já se a Era Tite tivesse começado logo após a derrota para o São Paulo no jogo de ida da final da Copa do Brasil, quando a decisão de demitir Jorge Sampaoli já tinha sido tomada, faltando a concretização, o Flamengo também teria um ponto a mais que o Palmeiras atualmente.
Outro momento em que o Flamengo poderia ter demitido o argentino foi logo depois da agressão sofrida por Pedro contra o Atlético-MG. Neste cenário, Tite assumiria na 18ª rodada, contra o Cuiabá. Desde então, o Flamengo conquistou 32 pontos. Com o aproveitamento de Tite, seriam 38. Ou seja, o Flamengo estaria 6 pontos à frente do Palmeiras e poderia ser campeão já na próxima rodada.
Era improvável Tite aceitar assumir o time já na segunda rodada do campeonato, como Sampaoli, já que naquela época o técnico ainda estava decidido a ter um ano sabático ou aceitar apenas trabalhos fora do Brasil. Entretanto, apenas no plano da hipótese, o desempenho de Tite aplicado ao campeonato inteiro deixaria o Flamengo com 75 pontos e com o título já garantido.
Média de gols pró e contra com Tite também melhoraria saldo
Supondo que Tite não conseguisse manter o aproveitamento num campeonato inteiro e o Flamengo tivesse a mesma pontuação que a atual, mas mantivesse as médias de gols pró e contra da Era Tite, o Flamengo também teria uma ampla vantagem para o Palmeiras no critério de desempate do saldo de gols.
Nos gols pró a diferença seria pequena, e o Flamengo teria 57 gols em vez dos 54 atuais. Entretanto, os gols contra baixariam de 37 para 22. Assim, o saldo passaria de 17 para 35. Em vez de 9 gols a menos de saldo que o Palmeiras, o Flamengo teria 9 gols a mais.
Enquanto espera que a demora para a chegada de Tite não seja suficiente para fazer o Flamengo perder o título e ainda dê para recuperar o tempo perdido nas três últimas rodadas, a Nação já pode ficar bastante otimista para a temporada de 2024 com o aproveitamento do técnico.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Escalação do Flamengo: Filipe Luís opta por Gabigol como titular
- Presidente do Internacional promete quitar dívida por Thiago Maia: ‘Será honrado’
- Dorival sugere limite de estrangeiros menor no Brasileirão; veja impacto no Flamengo
- Jornal O Globo crava que Gabigol será jogador do Cruzeiro
- Centroavante do Cuiabá de 18 anos está perto do Flamengo