O gramado do Maracanã é um problema há anos e gera muitas reclamações de todos os times que atuam no estádio. O excesso de jogos é o principal motivo da péssima condição da grama, mas o aquecimentos dos atletas e as sombras que se formam no gramado também são causadores dos problemas. A informação é do portal “UOL”.
A gestão do Maracanã, formada por Flamengo e Fluminense, contratou a engenheira agrônoma Maristela Kuhn para realizar relatório sobre o gramado. A profissional é referência na área e foi responsável pelos gramados da Copa do Mundo 2014. No documento, ela especifica como a sombra e os aquecimentos prejudicam a recuperação do terreno.
Leia mais: Arrascaeta participou de 60% dos gols do Flamengo no segundo semestre de 2023
A reforma para a Copa instalou cobertura de lona no estádio, o que criou sombra na área do gol Norte. Durante o verão, o forte sol no Rio de Janeiro compensa e a sombra não é grande problema. A incidência de luz solar diminui a partir do meio do ano, obrigando uso de refletores, mas não é o suficiente.
Umas das soluções seria a troca da grama de verão para a grama de inverno, o que foi feito pela empresa que cuida do campo. Entretanto, o Rio permanece com temperaturas elevadas nesta época do ano e o gramado passa a definhar próximo de mês de setembro, período em que estamos.
O relatório também aponta para o aquecimento dos atletas que é realizado no gramado. Isso porque, os regulamentos da Conmebol e da CBF preveem 50 minutos de atividades antes dos jogos. Assim, a empresa entende que a grama
“Além da carga de uso frequente, deve-se considerar o dano potencializado que os aquecimentos localizados trazem ao gramado. Prova disso é que não são somente os locais de mais uso do campo durante as partidas, (como a frente dos gols) que se apresentam com desgastes visíveis”, diz o texto.
Maracanã já recebeu 55 jogos em 2023
O jogo entre Vasco e Atlético, no último domingo (20), aconteceu debaixo de forte chuva e deixou o gramado do Maracanã em péssimas condições. A partida foi o 55º jogo do estádio na temporada, que terá que ser paralisado para tratamento da grama.
Entre todos os estádios que recebem jogos da Série A, o Maracanã é o que mais recebeu jogo este ano. A vantagem é ampla para o segundo colocado, a Arena Independência, que recebeu 38 partidas. Completa o pódio o Morumbi, com 27.
Questionado sobre o gramado do Maracanã recentemente, Marcos Braz afirmou que o excesso de jogos nunca permitirá um campo em condições ideias. Além disso, o dirigente disse não saber solução a curto prazo para o problema.
“O gramado do Flamengo nunca será maravilhoso. Nunca será bom, pelo simples fato dos inúmero jogos realizados lá.. Em nenhum lugar do mundo o gramado suporta esse número de jogos. O nosso problema é a quantidade de jogos”, disse o vice-presidente de futebol do Flamengo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária