Após vencer em Mogi no último sábado (14), o Flamengo forçou o quinto e decisivo jogo da série no TTC. Precisando vencer para avançar à final, a equipe rubro-negra contou com apoio incondicional e por toda a partida da torcida que lotou o ginásio do Tijuca Tênis Clube e fez tremer as arquibancadas.
Novamente a partida foi extremamente equilibrada e o Flamengo conseguiu fazer valer o fator casa, vencendo o Mogi por 79 a 75 e garantindo a vaga na final, pela quarta vez consecutiva. O adversário será o Bauru e o campeão será decidido em nova série melhor de 5 partidas, sendo a primeira delas no próximo sábado na casa do adversário.
A partida começou equilibrada no TTC e o Flamengo conseguiu ficar à frente do placar em grande parte do primeiro quarto. Como não conseguiu abrir uma frente muito grande, o Mogi conseguiu empatar o placar por diversas vezes e o quarto terminou empatado, com 23 pontos para cada equipe. O destaque do quarto foi o ala Marquinhos, que teve um aproveitamento de 70%, somando um total de 7 pontos.
O segundo quarto foi o pior do Flamengo, que teve dificuldade para finalizar as jogadas e não conseguiu parar o ataque do Mogi. O resultado disso foi uma frente de 8 pontos para a equipe visitante ao final do segundo quarto, com um placar de 44 a 36. Do lado de Mogi, os destaques foram para Larry e Lersch, que marcaram 5 pontos cada. Já pelo lado do Flamengo, o destaque foi Marcelinho, que marcou 5 pontos e conseguiu uma importante bola de três que não deixou a vantagem de Mogi ser ainda maior.
No terceiro quarto, a virada rubro-negra se desenhou, com destaques para Rafa Luz e Olivinha. Mogi estava com 7 pontos de frente, quando Rafa Luz acertou uma linda bola de 3 e chamou a torcida para jogar junto com o time. Na sequência, Olivinha também conseguiu converter uma bola de 3 pontos e incendiou de vez o torcedor presente no ginásio. A partir daí, as bolas do Flamengo começaram a cair e Olivinha conseguiu desequilibrar, marcando 14 pontos no quarto e deixando o Flamengo em vantagem ao final do período, pelo placar de 62 a 61.
O derradeiro quarto foi eletrizante e muito equilibrado, a exemplo do que ocorreu em Mogi no último sábado. As equipes convertiam seus ataques e o placar ficou empatado em grande parte do quarto, até que o Flamengo conseguiu três tocos consecutivos e impediu que o Mogi convertesse os ataques, o que permitiu ao rubro-negro ficar à frente no placar. Com 3 pontos de frente, Marcelinho foi o responsável por fazer o ponto que consagrou a conquista da vaga na final do NBB. Após sofrer falta, o ala cobrou lances livres e garantiu a vitória rubro-negra por 79 a 75.
Com o resultado, o Flamengo disputará sua quarta final consecutiva no NBB. O primeiro jogo da série será em Marília, no Ginásio Neusa Galetti no próximo sábado às 14h10. Assim como aconteceu na série contra o Mogi, o Flamengo terá o mando dos jogos 2,3 e, se necessário, do 5º e último jogo da disputa.
Diferente do que ocorreu na série semifinal, onde os dias e horários só foram anunciados à medida que ocorria a necessidade de realização da partida, a série final já tem calendário marcado. Outra mudança é quanto ao local de realização da partida: o TTC dá lugar à Arena Olímpica, que passa a ser palco dos confrontos finais. Confira abaixo os dias e horários dos jogos que definirão o campeão do NBB 2015/2016.
Jogo 1 – 21/05 (sábado) – Horário: 14h10 – Local: Ginásio Neusa Galetti -Marília (SP)
Jogo 2 – 26/05 (quinta-feira) – Horário: 21 h – Local: Arena Olímpica – Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 3 – 28/05 (sábado) – Horário: 14h10 – Local: Arena Olímpica – Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 4* – 04//06 (sábado) – Horário: 14h10 – Local: Ginásio Neusa Galetti – Marília (SP)
Jogo 5* – 11/06 (sábado) – Horário: 14h10 – Local: Arena Olímpica – Rio de Janeiro (RJ)
Cestinhas
Flamengo – Olivinha – 22 pontos
Mogi – Shamell – 21 pontos
Assitências
Flamengo – Marquinhos e Rafa Luz – 5 assistências cada
Mogi – Larry, Shamell e Jimmy – 2 assistências cada
Rebotes
Flamengo – Olivinha – 8 rebotes
Mogi – Shamell – 4 rebotes