Flamengo e Red Bull Bragantino se enfrentam neste sábado (4), às 18h30, no estádio Nabi Abi Chedid, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O árbitro do confronto será Paulo Zanovelli, de Minas Gerais, que possui histórico de não aliviar nos cartões quando apita jogos do Mais Querido e tem média superior a um vermelho por jogo.
O árbitro mineiro de 34 anos apitou quatro partidas do Flamengo desde 2021, quando estreou na elite do Brasileiro. Ele aplicou cinco cartões vermelhos somando todas essas partidas, o que representa média de 1,25, sendo que um foi para atleta do Flamengo e os outros quatro para adversários rubro-negros. O único jogo que não expulsou foi o primeiro, em 2021, vitória do Fla por 2 a 1 sobre Chapecoense.
➕: Bruno Henrique ou Cebolinha? Analista mostra diferenças pro Flamengo
Paulo Zanovelli foi escalado novamente para apitar jogo do Flamengo em 2022, duelo contra o Juventude em Brasília. O árbitro expulsou o volante Jadson direto aos 37 do primeiro tempo após o atleta agredir Gabigol com um soco no rosto. Mas Gabi recebeu amarelo no lance que foi agredido, e o jogo teve seis amarelos no total, três para cada lado.
Na mesma edição, o juiz protagonizou arbitragem polêmica em Flamengo 1 x 1 Ceará no Maracanã. O jogo teve 13 cartões no total, sendo dois vermelhos. O primeiro foi para Jô, que xingou o árbitro ao reclamar de toque de mão de Arturo Vidal que impediu contra-ataque. Já no fim do jogo, Gabigol foi expulso com segundo amarelo por “chutar bola no adversário” ao tentar bater falta rápido e ser impedido.
Jogo contra o Ceará também teve outros seis amarelos para o time nordestino e três para o Flamengo. Até Fabrício Bruno recebeu punição por reclamação no banco de reservas. As duas equipes deixaram o campo contrariadas.
Por fim, a última vez que Paulo Zanovelli escalado para jogo do Flamengo foi pelo Brasileirão 2023, confronto com Bahia. O jogo novamente ficou tenso no fim, mas dessa vez a atuação do árbitro não foi determinante. Rezende foi expulso com segundo amarelo após falta dura em Wesley, e o zagueiro Kanu punido por reclamação. Em seguida, o defensor atingiu Gabigol com braço, ficou gritando para o atleta rubro-negro no chão e foi expulso. A partida também teve 13 vermelhos.
O Flamengo se deu melhor em jogos apitos pelo árbitro, mas é preciso ficar atento ao número de cartões contra o Bragantino. Além dos vermelhos, foram 38 cartões amarelos nos quatro jogos do Fla na carreira, média de 9,5 por jogo.
Flamengo finaliza preparação para enfrentar Bragantino
Além do árbitro, o Flamengo tem outras preocupações para encarar o Bragantino. Tite já comandou o último treino com o elenco rubro-negro e finalizou preparação para enfrentar o Red Bull Bragantino. Ele não conta com os lesionados Cebolinha, Erick Pulgar e Arrascaeta e ainda poder fazer mudanças no time por desgaste.
Bruno Henrique vem de longa sequência, Varela pede para sair de quase todos os jogos e os zagueiros tem maior minutagem do elenco. Sendo assim, a provável escalação do Flamengo contra o Bragantino é: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno (Léo Ortiz), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Gerson e De La Cruz; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro.
No entanto, precisando de resultado para dar resposta pelo momento ruim e também se manter próximo do topo no Brasileiro, Tite pode fazer mais mudanças. O jovem Lorran recebeu elogios por atuação contra o Amazonas, Viña teve ótima atuação e há também pedidos de torcedores para entrada de mais um meia e esquema 4-4-2.