Nesta quinta-feira (4), Flamengo e Racing se enfrentam pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida será às 19h, no Estádio Presidente Perón. Assim, a Conmebol definiu o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela como responsável pelo jogo.
A Conmebol também escalou Lubin Torrealba, Alberto Pont e Alexis Herrera, todos da Venezuela, para completar a equipe de arbitragem do confronto. Além disso, Juan Soto e Carlos Lopez serão os responsáveis pelas análises do árbitro de vídeo.
Leia também: Muhlenberg manda a real sobre o Flamengo x Fluminense durante sorteio da Copa do Brasil
Esta será a quarta vez que Jesús Valenzuela apita uma partida do Mais Querido. Em 2021, o árbitro apitou a goleada do Flamengo por 5 a 1 sobre o Olimpia, pelas quartas de final da Libertadores. Em seguida, apitou duas partida do Flamengo na edição de 2022.
Valenzuela foi o responsável pelo jogo entre Flamengo e Talleres, pela fase de grupos, que terminou com vitória do Fla por 3 a 1. O juiz também esteve na vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Tolima, nas oitavas de final do torneio.
A principal característica de Jesús Valenzuela certamente é controlar os jogos com cartões amarelos. Neste três jogos do Flamengo, por exemplo, o árbitro venezuelano distribuiu 19 catões amarelos, média de 6,3 por jogo.
Jesús Valenzuela se envolveu em 2 grandes polêmicas na Libertadores
O árbitro venezuelano que apitará Flamengo x Racing se envolveu em polêmicas nas últimas edições da Libertadores. Vale destacar que todas as decisões do árbitro que geraram polemicas tiveram o envolvimento do VAR.
Em 2021, Valenzuela apitou jogo entre Atlético-MG e River Plate. Nos minutos finais de partida, expulsou Nacho Fernandes após revisão do VAR. O clube brasileiro descordou da decisão e recorreu com um pedido formal à Conmebol em busca da anulação do cartão vermelho, mas não teve sucesso.
O lance polêmico mais recente acontece na Libertadores de 2022, que terminou com título do Flamengo. O juiz marcou pênalti para o Athletico no primeiro tempo da partida contra o Estudiantes, pelas quartas de final. Contudo, apenas de estar bem posicionado ao marcar a penalidade, reverteu a decisão após analisar o VAR.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão