A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (11) os árbitros e as equipes de arbitragem para os dez jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022. O Flamengo enfrenta o Athletico-PR, às 16h de domingo (14), no Maracanã.
Para o jogo do Flamengo, o árbitro principal será Wilton Pereira Sampaio, da FIFA. Wilton é considerado um dos melhores do Brasil, e por isso escolhido para representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar, juntamente com Raphael Claus (SP),
Leia Mais: Flamengo x Velez: veja onde assistir às semifinais da Libertadores
O árbitro do VAR, que no Brasil tem a tendência de ser relevante nas partidas, será Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina. Ao longo das últimas três temporadas (2020/2021/2022), Rodrigo tem se dedicado cada vez mais à função de árbitro de vídeo.
Ele atuou em 24 partidas em 2022, mas apenas dois jogos como árbitro de campo. Em 2021, foram quatro partidas em campo apenas. Em 2020, foram 11. Um exame nos jogos em que D’Alonso atuou mostra uma grande curiosidade.
Rodrigo D’Alonso Ferreira atuou em 11 jogos do Athletico-PR desde 2020. A partida contra o Flamengo no próximo domingo (14) será a 12ª. Em 2020, Rodrigo praticamente seguiu o rubro-negro paranaense pelo Brasil, já que foram seis jogos, todos fora de Curitiba.
Em 2021, Rodrigo atuou em menos jogos do Athletico-PR, mas ainda foi bastante presente. Foram quatro partidas, sendo duas em Curitiba e duas fora do Paraná. Em 2022, o jogo de domingo (14) será a segunda aparição de Rodrigo em jogo do Athletico.
Árbitro VAR, Rodrigo D’Alonso confirmou pênalti polêmico no 1º turno
Outra curiosidade é que Rodrigo D’Alonso Ferreira vai atuar no quarto Flamengo x Athletico-PR em três temporadas. Em 2020, ele apitou em campo a vitória do Mais Querido por 3×1 no Maracanã, pelo Brasileiro.
Rodrigo também foi o árbitro no jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã, já que o Flamengo venceu por 3 a 2 e se classificou. Em 2022, D’Alonso atuou como VAR no jogo do turno, na Arena da Baixada, quando confirmou pênalti duvidoso de Isla em Marcelo Cirino. O Athletico venceu por 1 a 0.