As afirmações do jornalista Arnaldo Ribeiro sobre a arbitragem de Flamengo x Atlético-GO causaram revolta em torcedores rubro-negros. O comunicador insinuou benefício ao Fla por lances de expulsões e pênalti e falou em time goiano “operado na mão grande”, mas lance de partida do São Paulo em 2022 expõe contradição do comentário.
O São Paulo venceu o Ceará por 1 a 0 com gol de pênalti, no Morumbi, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O lateral Victor Luiz subiu para cabecear e acertou cotovelo no rosto de Calleri e, assim como na partida do Fla, o árbitro marcou penalidade após análise do VAR. Os lances foram muito similares, mas a reação de Arnaldo Ribeiro foi muito diferente.
➕: PC Oliveira: Único erro do árbitro foi não expulsar mais um do Atlético-GO
No lance do São Paulo, time pelo qual torce, o jornalista também afirmou que não marcaria o pênalti. No entanto, não houve insinuação de benefício da arbitragem ou afirmações que o Ceará foi “operado”. Pelo contrário, o jornalista disse achar que não marcaria, mas deu outro peso ao lance.
“Eu acho que mais pelo estrago na cara, pela consequência do que pela ação. Eu não daria. Sabe aquele negócio que o juiz vai ver a fisionomia do jogador depois? Então acho que eu não daria”, disse o jornalista em transmissão ao vivo logo após o jogo.
Já no lance do jogo do Flamengo, a postura de Arnaldo Ribeiro foi muito diferente. Ele utilizou suas redes sociais para afirmar que o o VAR decidiu o jogo sozinho e afirmou que a arbitragem “operou” o Atlético-GO por marcar pênalti e expulsar Maguinho após cotovelada em Bruno Henrique.
“Wagner Reway : ele. O VAR em Goiânia. Uma vergonha. Decidiu decidir o jogo por conta própria”, escreveu Arnaldo na primeira publicação. Logo depois, afirma novamente que o time goiano foi prejudicado: “VAR em Goiânia . Operaram o Atlético na mão grande. Rapaz…”
Ele ainda se envolveu em breve debate com o também jornalista Rodrigo Mattos. Rodrigo lembrou não houve expulsão por solada que Ayrton Lucas recebeu ainda no primeiro tempo e criticou tentativa de criar “narrativa” contra o Fla.
Arnaldo afirmou em resposta que os lances são “incomparáveis” e que narrativa é “ignorar um pênalti inventado aos 55 do segundo tempo”.
Ex-árbitros concordam com arbitragem de Flamengo x Atlético-GO
Cinco ex-árbitros que analisaram a partida do Flamengo concordaram com as decisões da arbitragem. PC Oliveira, do SporTV, foi além e afirmou que o lance onde Alejo sola Ayrton Lucas no peito e no rosto deveria ter sido aplicado também o cartão vermelho.
Já em entrevista ao UOL, Manoel Serapião, Emidio Marques e Ulisses Tavares também apontaram ação faltosa do lateral Maguinho e concordaram com o pênalti. Os três apontaram que o defensor assume risco claro ao saltar com os braços muito abertos tão próximo de Bruno Henrique.
Por fim, quem seguiu a mesma linha foi Carlos Simon, que participou do programa ESPN F360 desta segunda-feira (15) e elogiou as decisões do árbitro André Luiz Skettino.