Próximo de começar a decidir o Campeonato Carioca de 2023, o Flamengo ganhou um grande desfalque de última hora. Craque do time, o meia Arrascaeta não se recuperou de lesão na coxa e só deve voltar daqui a um mês, perdendo não só a final do Estadual, mas o começo do Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.
Portanto, quem será o substituto do meia uruguaio neste período? Sonho de consumo de boa parte dos torcedores nas últimas janelas, um jogador com as mesmas características não foi contratado, e a diretoria entende que o elenco possui opções para suprir a ausência do camisa 14.
Leia mais: Zico crê em título do Flamengo no Estadual e projeta sequência
Além de Everton Ribeiro, substituto natural de Arrascaeta, já que exerce função semelhante no Flamengo, Vitor Pereira também pode optar por outros nomes. Gerson, por exemplo, chegou ao clube mais “coringa” do que nunca, após passagem pela França. No Olympique de Marseille o camisa 20 atuou como meia e até como ponta com Sampaoli, e teve um bom desempenho.
Caso Vitor Pereira opte por Gerson mais adiantado, o português deve promover a entrada de Vidal para fazer dupla com Thiago Maia. Outra alternativa seria a entrada de Cebolinha, alterando a característica da equipe. O atacante que cresceu de produção em 2023 jogaria aberto na esquerda, com Gabigol na direita e Pedro centralizado.
Garotos do Ninho como alternativa no Flamengo
Além de Everton Ribeiro, Gerson e Cebolinha, Vitor Pereira ainda tem a opção de escolher jovens da base para substituir Arrascaeta. Um dos destaques da temporada e novo xodó da torcida, Matheus Gonçalves é um meia-atacante de origem, apesar de ter sido utilizado como ponta direita por VP no profissional.
Outros dois jovens de 18 anos também correm por fora na disputa. Matheus França, elogiado por Vitor Pereira nas últimas coletivas, é versátil e pode fazer quase todas as funções do meio para frente. Contra o Vasco, a joia entrou na segunda etapa e protagonizou o lance que acabou em pênalti, batido por Pedro.
Por último, o Flamengo ainda tem Victor Hugo, que jogou majoritariamente como volante no profissional, mas que também é capaz de realizar diversas funções no meio de campo. No entanto, o garoto de 18 anos sofreu grave lesão no primeiro jogo da temporada, contra o Audax, e retornou recentemente, no Brasileirão Sub-20.
Everton Ribeiro chama a responsabilidade
Em entrevista na zona mista do Ninho do Urubu na última sexta-feira, Everton Ribeiro falou sobre a lesão de Arrascaeta. Jogador de Copa do Mundo, o histórico camisa 7 do Flamengo chamou a responsabilidade e disse estar preparado para substituir o uruguaio:
“O Arrasca é um jogador diferenciado. Espero que volte o mais rápido possível. Quem sabe, nesse primeiro jogo ainda. Mas, se eu precisar jogar como meia, é a minha função. Fiz isso a vida toda. Eu e o Arrasca temos características diferentes, mas, com certeza, se precisar, vou estar preparado”, declarou.