Depois de duas temporadas convivendo com o DM do Flamengo, Arrascaeta parece ter atingido o seu ápice físico novamente. Referência técnica e um dos líderes de participações em gols do time no Carioca, o uruguaio está conseguindo passar mais tempo em campo, subiu a média de minutagem em relação a anos anteriores e é o jogador de linha com mais minutos na atual temporada.
Arrascaeta é um dos três jogadores de linha que disputaram os 12 jogos comandados por Tite no ano. Ele permaneceu em campo por 762 minutos somando os 10 jogos de Campeonato Carioca, que representam média de 76,2 por partida e uma grande evolução em relação aos últimos anos. Sofrendo com lesões, principalmente musculares, o atleta não conseguia passar de 73 minutos por jogo em média desde 2020.
➕: Adílio recebe alta após ser submetido a cirurgia na coluna
Média de minutos por jogo de Arrascaeta desde 2019:
- 2024: 76,2 minutos por jogo
- 2023: 72,09 minutos por jogo
- 2022: 71,1 minutos por jogo
- 2021: 70,9 minutos por jogo
- 2020: 76,66 minutos por jogo
- 2019: 71,2minutos por jogo
A evolução passa muito pela chegada do preparador físico Fábio Mahseredjian junto da comissão técnica de Tite. O treinador e sua equipe colocaram como meta a melhora física não só de Arrasacaeta, mas de todo o elenco rubro-negro. Afinal, o time sofreu com muitas lesões no último ano e, além disso, deu sinais de estar pior preparado que o adversário em muitos jogos.
O primeiro grande desafio, no entanto, ainda está por vir. Isso porque o meia vai se apresentar à Seleção Uruguaia após a partida entre Flamengo e Fluminense, neste sábado (16), pelo jogo de volta da semifinal do Carioca. Ele vai disputar dois amistosos durante a Data Fifa e retorna ao clube.
No último ano, os muitos jogos impediram que o atleta se recuperasse da forma correta e o fizeram entrar em jogos no “sacrifício”, como na final da Copa do Brasil por exemplo. Mas vale destacar que o técnico Tite foi questionado sobre o assunto e acredita que o atleta ser reserva com Marcelo Bielsa pode “ajudar” o Mengão.
Capitão, Arrascaeta é referência dentro e fora de campo no Flamengo
Arrascaeta ganhou novas responsabilidades com a chegada de Tite. Após a cirurgia de Gerson, que ficará fora de dois a três meses por problema renal, o treinador o escolheu o craque uruguaio para carregar a braçadeira de capitão nos jogos da equipe.
O Camisa 14 assumiu o discurso antes de depois dos jogos no vestiário e, em coletivas, Tite destaca o poder de liderança do atleta. De acordo com o treinador, Arrascaeta não é um jogador que fala sobre temas importantes com frequência, mas é sempre ouvido quando se manifesta e consegue influenciar seus companheiros.
Além disso, o atleta também é importante para os novos estrangeiros do elenco. Contratados nesta temporada, De La Cruz e Viña relataram mais de uma vez a importância de Arrascaeta para acelerar o processo de adaptação ao Flamengo e ao Rio de Janeiro.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Brasileirão e Gabigol
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção