Depois de anos de “namoro” e muito esforço por parte de Arturo Vidal, o meio-campista finalmente estreou pelo Flamengo em 24 de julho deste ano. Desde então, o chileno disputou 18 partidas, sete como titular. Inclusive, o jogador tem acumulado números expressivos em comparação com os outros volantes do elenco.
Em campo, Arturo mostra o quanto queria jogar pelo clube. Apesar de não ter conquistado vaga no time titular, chamado de “time das copas”, Vidal tem as melhores estáticas de passe se comparado com João Gomes, Thiago Maia, Erick Pulgar e Diego. Por jogo, são 92% de porcentagem de acerto, os dados são do portal estatístico sofascore.
Confira também: Netflix: Série de Guerrero que destaca Flamengo já está disponível
Além da porcentagem de acertos por jogo, o portal destrincha o quesito passe em outras sete categorias, Vidal lidera em seis . Entre elas, as que mais chamam atenção são os passes no campo do adversário (90%) e o acerto nas bolas longas, com incríveis 82%, apesar da média de 3.7 tentativas por jogo, maior número do elenco.
Analista tático do MRN analisa estilo de jogo de Vidal
Analista tático do MRN, Douglas Fortunato, comentou sobre o estilo de jogo de Vidal e se surpreendeu com porcentagens tão altas nos passes:
“Ele tem uma gigantesca capacidade de construção. Seja variando a bola de corredor, bem como nas bolas mais verticais. Além da capacidade técnica para acertar passes, também tem muita coragem. Não hesita em tentar algo mais ousado. Até fico surpreso com porcentagem tão alta de passes dado sua verticalidade, normalmente jogadores que tentam muitos passes verticais tem uma média de acerto mais baixa. Um ótimo exemplo é o Arrascaeta, que tem uma nas menores médias de acerto no Flamengo. Isso só enaltece que além de ser impactante no jogo, tem errado muito pouco.”, disse Diogo.
Entretanto, o analista também teceu críticas ao jogo do chileno nos momentos em que o time não tem a posse de bola:
“Tenho algumas críticas ao Vidal em relação ao sem bola. Tá deixando a desejar em relação ao João Gomes. Mas em jogos como o de sábado, ter ele foi muito importante. O Dorival sacou o Thiago Maia por isso, não tem a mesma qualidade/imposição para gerar jogo por dentro por exemplo. Todavia em momentos onde o Flamengo precisa cobrir mais espaços, tem problemas”, finalizou.
Diego Ribas tem as piores estatísticas de passe e defesa
Alvo de críticas constantes da torcida, Diego Ribas, possui as piores estatísticas de passe do elenco. São 87% de acerto por jogo, além de números baixos em bolas longas (52%), cruzamentos (20%) e passes no campo do adversário (81%). O único do elenco que conta com porcentagens parecidas, é Erick Pulgar, mas o chileno jogou apenas quatro jogos pelo clube, um como titular.
Defensivamente, Diego também deixa a desejar. Assim como acontece no quesito passe, o camisa 10 rubro-negro reúne alguns dos piores números entre os jogadores da posição. São 0.5 interceptações por partida, enquanto todos apresentam ao menos 1.0 em média, além de média de 0.7 desarmes e 0.1 bolas rebatidas.
O contrato de Diego com o Flamengo termina no final de 2022. O jogador já convocou coletiva, no Ninho do Urubu, para anunciar que não renovará para a próxima temporada. Aliás, falas recentes dadas ao podcast “Fala, Brasólho”, indicam que o veterano deve se aposentar dos gramados.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando
- De contrato novo e na mira da Europa, Lorran termina 2024 no ‘fim da fila’ no Flamengo
- Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo
- Flamengo se aproxima de melhor sequência invicta desde junho