Nas últimas semanas o assunto sobre o possível acerto entre Flamengo e Arturo Vidal ganhou as páginas da imprensa esportiva mundial. No entanto, mesmo sem um acordo, a possível chegada do volante gerou polêmica e debate. A principal questão seria a idade. Aos 35 anos, o chileno seria o 12ª atleta com mais de 30 no elenco rubro-negro.
Enquanto Paulo Sousa vai lançando jovens da base no time principal, outros veteranos seguem no grupo de 30 atletas. Portanto, quase metade dos profissionais. O debate sobre a idade virou foco entre torcedores e jornalistas após os constantes casos de lesões e a queda de desempenho da equipe. Alguns apontam a falta de renovação como causa.
Em caso de acerto com Arturo Vidal, o técnico Paulo Sousa teria um time considerado “ideal” com oito jogadores acima dos 30. A linha defensiva quase toda seria de “trintões”, a começar pelo gol.
Aos 36 anos, Diego Alves está prestes a completar mais um aniversário no próximo dia 24 de junho. Mas o goleiro perdeu a titularidade com o português. Novo arqueiro, Santos também elevou a média de idade, com 32 anos recém-completos.
Porém, os dois principais laterais ampliam a lista. Na esquerda, Filipe Luís vai fazer 37 anos no mês de agosto. Com 33, Maurício Isla é outro do sistema de defesa com bastante experiência. Já seu reserva imediato, Rodinei, completou 30 anos em 2022 e tem futuro ainda incerto no Flamengo.
Entretanto, no “miolo” de zaga dois nomes de peso também se enquadram nesse perfil. Titular absoluto, David Luiz completou 35 anos em abril. Assim como o novo defensor Pablo, que vai fazer 31 no próximo dia 21 de junho.
Peças-chaves do Flamengo, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique aumentam lista
Contudo, a média de idade segue alta nos setores ofensivos do Flamengo. Atualmente, o jogador mais velho do plantel do Flamengo é Diego Ribas. O meia completou 37 anos em fevereiro. Sem tanto espaço na atual temporada, o atleta é considerado um dos líderes do grupo.
Confira: Sem limite: SBT bate TV Globo na audiência com Flamengo na Libertadores
Outro capitão do Rubro-Negro, Éverton Ribeiro atingiu 33 no último mês de abril. Mas o camisa 7, um dos craques do elenco, vem se destacando na temporada. Seu nome é visto como um dos possíveis na lista do técnico Tite, para a Copa do Mundo de 2022.
No ataque, Bruno Henrique e Marinho, ambos com 31 anos, encerram os jogadores acima de 30 do atual plantel do Flamengo. No entanto, Bruno vai completar 32 em dezembro, exatamente um ano antes do fim do seu contrato com o clube.
Deste modo, o time base de Paulo Sousa chegaria a oito atletas dos chamados “trintões”: Diego Alves (36) ou Santos (32) ; Isla (33), Rodrigo Caio (28), David Luiz (35) e Filipe Luís (36); Arão (29), Vidal (35), Arrascaeta (27) e Éverton Ribeiro (33); Bruno Henrique (31) e Gabigol.
Confira a lista:
Diego Ribas – 37 anos
Diego Alves- 36 anos
Filipe Luís- 36 anos
David Luiz- 35 anos
Isla – 33 anos
Éverton Ribeiro- 33 anos
Santos- 32 anos
Pablo- 31 anos
Bruno Henrique- 31 anos
Marinho- 31 anos
Rodinei – 30 anos
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter