O Atlético-MG vem sofrendo para encontrar torcedores fora de Minas Gerais. Por isso, segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o clube mineiro contratou o publicitário Nizan Guanaes. A ideia do Atlético é nacionalizar o clube e ter uma torcida espalhada pelo país, assim como Flamengo, Corinthians, Vasco da Gama e São Paulo.
De forma tranquila, o Flamengo segue tento a maior torcida do Brasil. De acordo com a pesquisa do instituto AtlasIntel, o Mengão possui cerca de 21,9% da preferência nacional. Seguido por Corinthians (14,2%), São Paulo (9,9%), Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%). Na sexta colocação, aparece o Cruzeiro (6,1%), ou seja, a maior de Minas Gerais. Atualmente, o Atlético de Nizan é apenas o oitavo (4,3%).
Leia também: Spindel nega Fernando no Flamengo e confirma querer colombiano
São Paulo também já teve projeto para tentar ser maior que o Flamengo
O ano era de 2006. Na época, o então diretor de marketing do São Paulo, Júlio Casares, encabeçou projetos que visavam ampliar o número de torcedores, fazendo o clube saltar do terceiro para o segundo lugar, cativando o público mais jovem e até quem não tinha nem sequer nascido. No momento, o time de Cotia era o atual campeão da Libertadores e do Mundial.
”Muitas crianças que torciam para Corinthians, Palmeiras e Santos, por exemplo, já participaram do ‘Batismo’. Então, surgiu a ideia de criar esse novo projeto para aumentarmos ainda mais essa mudança de time. Quem aderir vai assinar um termo, como se fosse um contrato, dizendo que se tornou um legítimo são-paulino. Com isso, também haverá um compromisso nosso de sigilo absoluto nisso”, disse na ocasião.
Entretanto, o projeto não foi para frente e o São Paulo permaneceu no terceiro lugar até os dias atuais. Além disso, o Tricolor parou de conquistar grandes taças.