O Flamengo visitou o Atlético-MG recentemente, e saiu vencedor pelo placar de 4 a 2 na Arena MRV. Mas foi revelado que o clube utilizou um sistema artificial para tentar suprir a problemática da acústica. A informação foi trazida pelo Canal do Frossard, que cobre o clube mineiro.
De acordo com Guilherme Frossard, é uma novidade que o clube vai implementar em suas partidas em casa. O jogo contra o Flamengo foi o primeiro.
➕Atlético-MG pode ter 9 desfalques contra o Flamengo
“No jogo contra o Flamengo, já houve uma novidade acústica, e eu posso trazer aqui qual foi. Vou explicar exatamente o que fizeram. Quem percebeu que houve uma melhora nesse jogo? Principalmente no início, que a torcida estava cantando muito alto, porque ainda não estávamos perdendo. Era um ambiente mais favorável. De fato, houve uma mudança ali e eu vou explicar qual foi”, inicia.
O malabarismo para defender o Atlético-MG
O jornalista explica que foi utilizado o sistema Voice Lift. Ele tenta malabarismos, deixando claro que não se trata de um áudio gravado, tentando fazer com que pareça algo positivo e inovador, quando não passa de um sistema artificial que busca mudar a realidade da força do canto da torcida.
“O que eles usaram a partir daquele jogo foi um sistema chamado voice lift. Essa informação chegou até mim através de uma fonte e eu confirmei com uma fonte ligada à Arena. Esse sistema amplifica o ruído produzido no ambiente. Para deixar claro, não são caixas de som tocando algo gravado. Ninguém está pegando áudios da torcida cantando no Mineirão e dando play na Arena”, diz, antes de explicar:
“O voice lift é simplesmente uma captação do áudio que está sendo produzido naquele momento e uma amplificação dele para os outros setores. Nessa partida contra o Flamengo, o Atlético conseguiu captar como pico de áudio em alguns momentos do jogo, como áudio mais alto, 105 decibéis”.
Clube usou amplificador para ouvir deboche da torcida do Flamengo
Apesar da vitória por 4 a 2, o resultado ainda era mais elástico, e o time vencia por 4 a 1 de virada. O Atlético-MG não jogou bem, enquanto o Flamengo fez uma partida consistente fora de casa. A Nação presente na Arena MRV aproveitou para tirar uma casquinha e ironizar os atleticanos.
Foi possível ouvir, em alto e bom som, a torcida do Flamengo debochando: “Eu acredito! Eu acredito!” Assim, ironizando o grito dos torcedores mineiros que entoaram a crença no título da Libertadores 2013. Anos mais tarde, porém, virou motivo de chacota. A torcida do Mengão, aliás, foi ouvida durante a partida. Portanto, o sistema de voice lift foi instalado para que a Nação debochasse a fizesse a festa.
No fim da partida, o narrador Gustavo Vilani chegou a acreditar que era a torcida mineira acreditando em uma virada, caindo no deboche da Nação.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Brasileirão e Gabigol
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção