Com nove equipes, edição 2020/21 do Carioca Feminino terá duração de dois meses; Flamengo estreia contra o Boavista
Na tarde desta quinta-feira, 14, a FERJ disponibilizou em seu site o regulamento e a tabela básica do Campeonato Carioca Feminino (válido pelo ano de 2020). A competição será disputada entre os dias 30 de janeiro e 27 de março, data da grande final. O Flamengo será um dos nove participantes.
As demais equipes envolvidas no campeonato são: Botafogo, Vasco, Fluminense, Portuguesa, Viva Rio/Pérolas Negras, Angra dos Reis, América e Boavista, que será o adversário rubro-negro na primeira rodada.
Desde 2015, só deu Flamengo/Marinha: a equipe conquistou todas as edições estaduais que disputou. Na última, realizada em 2019, o Mengão conquistou o caneco após vencer duas vezes o Fluminense (1 x 0 e 3 x 1). Raiza fez o gol na partida de ida, enquanto Ana Carla, Larissa e Gaby marcaram no duelo da volta, realizado no estádio Luso Brasileiro.
O time feminino do Flamengo não entra em campo desde outubro, quando encerrou a sua participação no Campeonato Brasileiro A1. A equipe comandada pelo técnico Celso Silva ficou na 9ª posição – as oito melhores avançaram para as quartas.
Formato da competição
Na primeira fase (intitulada como Taça Guanabara), as equipes se enfrentam em turno único, onde as quatro melhores avançam à próxima fase; as semifinais (1º x 4º e 2º x 3º) e a final serão disputadas em jogo único. Em caso de empate: disputa de penalidades máximas.
Mais detalhes
- Também haverá disputa de pênaltis nas partidas que terminarem empatadas na Taça Guanabara. Nesse caso, cada equipe leva um ponto, e a vencedora da disputa de pênaltis soma mais um;
- Podem ser feitas até seis substituições, em até três momentos por partida;
- Portões fechados.
E o Flamengo?
A equipe retornou aos trabalhos na última semana, após exames realizados no Ninho do Urubu. Algumas baixas foram registradas, e até o momento, nenhuma contratação foi anunciada.
Créditos na imagem destacada: Fotógrafo David Gomes