Nesta quarta-feira (5), o Flamengo decepcionou seus torcedores durante a estreia na Copa Libertadores da América de 2023. O Mengão perdeu para o Aucas por 2 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Matheus França, Castillo e Ordoñez.
Em função do desgaste da viagem para o Equador e a altitude de Quito, Vitor Pereira optou por escalar o time reserva para o jogo. Apesar da equipe alternativa, a escalação contou com ídolos como Rodrigo Caio, Gabigol, Filipe Luís e Everton Ribeiro. Contudo, as estrelas não foram o suficiente para evitar a derrota na estreia na Libertadores.
Leia também: Vitor Pereira escuta elogio de ex-meio-campista do Flamengo
O próximo jogo do Flamengo no grupo A da Libertadores 2023 será contra o Ñublense, do Chile. As equipes se enfrentam no dia 19 de abril, às 21h30, no Maracanã.
Como foi Aucas x Flamengo pela Libertadores da América
O jogo entre Flamengo e Aucas começou bem aberto. Os dois times passaram os primeiros 10 minutos alternando a posse de bola e tentando acelerar o jogo no campo ofensivo, mas foi o Aucas que levou vantagem e quase abriu o placar. Otero, conhecido pela qualidade nas bolas paradas, cobrou falta em direção ao gol e obrigou Santos a fazer grande defesa. A bola ainda explodiu no travessão após a defesa.
A superioridade técnica dos jogadores do Flamengo ficou clara desde o primeiro minuto de partida. Contudo, o time errou muitos passes durante os 15 minutos iniciais. Quando os jogadores acertaram a primeira jogada, levaram perigo ao gol do Aucas. Troca de passes entre Matheus França, Everton e Gabigol termina em finalização do camisa 10, mas o chute parou nas mãos do goleiro.
O gol do Mengão saiu em linda jogada individual de Matheus França, o garoto e livrou de dois marcadores, invadiu a grande área do Aucas e mandou para o fundo da rede. 1 a 0 para o Mengão no primeiro tempo de partida.
2º tempo
O Flamengo levou um grande susto logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Isso porque Quiñónez carregou pela direita e cruzou buscando o atacante Cifuente. Mas Pablo chegou antes e interceptou o cruzamento. Pouco depois mais uma chance do Aucas, que mudou de postura no intervalo e passou a pressionar o Fla.
A pressão do time equatoriano surtiu efeito e o atacante Eryc Castillo empatou o jogo após bela jogada individual pelo lado esquerdo. Para tentar reagir no jogo, o técnico Vitor Pereira promoveu as entradas de Ayrton Lucas, Varela e Gerson nas vagas de Marinho, Wesley e Vidal.
Contudo, o Flamengo seguiu sendo pressionado e viu Castillo fazer outra jogada individual para virar o placar. No entanto, o VAR observou falta em Varela na origem do lance e anulou o gol. O Rubro-Negro seguiu com dificuldades e Vitor Pereira fez mais uma substituição.
O treinador português promoveu a entrada de Pedro na vaga de Everton Ribeiro. Entretanto, o Flamengo fez um segundo tempo péssimo e um lance marcou o segundo gol do Aucas. Gabigol e Cebolinha se desentenderam no ataque e ficaram discutindo. O Aucas aproveitou a desatenção de todo o time e puxou contra-ataque rápido. Assim, Ordoñez apareceu livre para marcar o segundo gol do time equatoriano.
O Flamengo tentou pressionar no fim, mas não conseguiu evitar a derrota. É apenas a segunda vez que um atual campeão perde em uma estreia de Libertadores.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- STJD define data para julgamento do Atlético-MG pelos eventos diante do Flamengo na Arena MRV
- Próximo adversário do Flamengo, Fortaleza não perdeu em casa no Brasileirão
- Bap pretende contratar português para compor diretoria do Flamengo, afirma jornalista
- Dá para sonhar? Projeção aponta Flamengo com chance de título do Brasileirão menor que 1%
- Presidente do Real Madrid exalta Vini Jr e critica votação da Bola de Ouro