O Flamengo enfrenta o Bahia nesta quarta-feira (28), às 21h30, na Fonte Nova, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O árbitro principal escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como responsável pelo confronto é Raphael Claus, de São Paulo, nome que acumula polêmicas em jogos do Rubro-Negro e desagrada a torcida.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
Claus apitou dois jogos do Flamengo nesta temporada, e ambos tiveram alguma reclamação rubro-negra após o apito final. A começar com clássico contra o Botafogo no primeiro turno do Brasileirão, quando não marcou falta em Fabrício Bruno em lance do segundo gol do rival e não apresentou amarelo para Luiz Henrique, que comemorou com uma máscara.
➕ Alcaraz fará exames e assinará contrato de 5 anos com Flamengo
Em seguida, ele foi escalado para apitar a partida entre Flamengo e Vitória, também pelo Brasileiro, no Barradão. As decisões de Claus em campo passaram ilesas, mas a polêmica do jogo foi gol anulado de Fabrício Bruno. O árbitro de vídeo marcou dois toques de Arrascaeta em cobrança de escanteio.
Contudo, a divulgação do áudio mostrou que o bandeira não identificou esse segundo toque no lance. Claus, que poderia ter pedido para olhar a jogada no monitor, decidiu confiar apenas na percepção do VAR e anulou o gol. Nas imagens, no entanto, não é possível cravar dois toques do meia uruguaio.
Agora, ele será o responsável pela arbitragem de Bahia x Flamengo que abre as quartas de final da Copa do Brasil. O confronto é fundamental para ambos os times, já que o Fla tenta começar duelo mata-mata com vantagem, enquanto rival precisa de bom resultado para decidir vaga nas semis no Maracanã.
Raphael Claus em jogos do Flamengo
A partida de quarta-feira será a 39ª vez que Claus será árbitro principal em um jogo do Flamengo. E, apesar dos muitos erros, o Mengão ainda consegue ter histórico positivo em jogos com o juiz: 23 vitórias, 13 derrotas e somente dois empates, número que chama bastante a atenção.
Os únicos dois empates que Claus apitou do Mais Querido desde 2013, quando foi escalado pela primeira vez, foram: 1 a 1 contra o Grêmio na ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2018 e, cinco anos depois, 0 a 0 com o Goiás pelo Brasileirão 2023.
Raphael Claus tem uma média de 4,5 cartões amarelos por partida do Flamengo. São 168 amarelos em 37 partidas, além de sete cartões vermelhos. Desses, 82 amarelos foram para rubro-negros (48,9%) e três vermelhos (42,8%). Mas, ainda que precisem ficar atentos com critérios da arbitragem para não se complicar no jogo, o Flamengo não tem pendurados contra o Bahia.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ingressos Flamengo x Athletico-PR: vendas começam nesta quarta
- Paquetá mostra lado flamenguista em momento fofura com filho
- Flamengo x Peñarol pela Libertadores: onde assistir, horário e prováveis escalações
- Guzmán Rodríguez diz como Peñarol chega ao Maracanã
- Fim de ciclo: Gabigol descontente com poucas chances no Flamengo