Mesmo com o secador rubro negro, o Benfica de Jorge Jesus derrotou o Dínamo Kiev por 2 a 0 e avançou para o mata-mata da Champions League, pela primeira vez em quatro anos. A classificação dos Encarnados dá uma sobrevida ao técnico, apesar do desempenho abaixo do esperado dos portugueses.
Os primeiros minutos da decisão foram bem parelhos, com duas equipes jogando para cima. A equipe ucraniana chegou a perder uma chance incrível de abrir o placar logo nos primeiros minutos da partida.
No entanto, a máxima do futebol já diz: “quem não faz, leva”. Então, o Benfica abriu logo 2 a 0 em seis minutos, com gols de Yaremchuk e Gilberto, ex-Fluminense. Embora os primeiros minutos tenham sido bem ofensivos, os donos da casa mudaram a postura após os dois tentos.
Em tarde mais próxima de Flamengo de Renato do que de Jorge Jesus, o Benfica abaixou as linhas no segundo tempo e sofreu para garantir o resultado contra o fraquíssimo Dínamo Kiev. O time ucraniano teve três chances claras. No final, a qualidade individual fez a diferença na decisão.
Como se não bastasse, o secador flamenguista também não ajudou na Alemanha. O Bayern de Munique aplicou 3 a 0 no Barcelona e garantiu a classificação dos Encarnados em segundo lugar no Grupo E.
Uma relação de amor (no Brasil) e ódio (em Portugal)
Desejo número um da diretoria e da Nação Rubro Negra, Jorge Jesus não vive uma lua de mel com os benfiquistas. Mesmo com a classificação, o treinador português recebeu vaias de um Estádio da Luz lotado de benfiquistas. Enquanto isso, o Maracanã berra “olê, olê, olê, Mister” durante os jogos do Flamengo.
No mesmo dia, a diretoria do Flamengo recebeu dois baldes de água fria. Na Argentina, Marcelo Gallardo confirma a continuidade do seu trabalho no River Plate. Na Europa, Jorge Jesus garante o Benfica na próxima fase, mas não se garante no cargo.
Os próximos desafios de Jorge Jesus no Benfica
Nos dias 23 e 30 de dezembro, o Mister tem dois jogos importantes contra o Porto, pela Taça de Portugal e Campeonato Português. Como a relação com os benfiquistas não são das melhores, tudo pode acontecer.
Resta saber se os dirigentes do rubro negros vão aguardar ou entrar definitivamente no mercado em busca de um novo comandante de peso para afastar o “fantasma Jorge Jesus” do Ninho do Urubu.