O Flamengo segurou a pressão e eliminou o Bolívar da Copa Libertadores da América. O Bolívar venceu o jogo por 1 a 0, placar insuficiente para eliminar o Mais Querido, que tinha a vantagem de 2 a 0, obtida no primeiro confronto. A partida aconteceu nesta quinta-feira (22), no estádio Hernando Siles, na altitude de 3.640 m de La Paz.
Com o resultado, o Flamengo está classificado para as quartas de final da competição continental e vai enfrentar o Peñarol, do Uruguai.
O Flamengo foi a campo para a partida contra o Bolívar, com: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton; Léo Ortiz, Pulgar, De La Cruz e Gerson; Luiz Araújo e Carlinhos.
Gerson desperdiça chances, mas Flamengo segura a pressão
O primeiro tempo começou com o Flamengo bem postado em campo. Logo aos dois minutos, Varela lançou Gerson na ponta direita. O camisa 8 correu atrás da bola, invadiu a área e chutou com perigo à direita do goleiro Lampe.
Após esse lance, o Bolívar passou a dominar as ações da partida. Aos 13, Bruno Sávio ganhou de Ayrton Lucas e encontrou Ramiro Vaca cara a cara com Rossi, mas o goleiro Rubro-Negro defendeu.
Aos 16, o Mengão teve sua grande chance no primeiro tempo. De La Cruz tocou para Gerson, que na frente do goleiro demorou para concluir e foi travado pela zaga boliviana.
Daí em diante, os bolivianos tentaram fazer jogadas rápidas pelos lados, buscando espaços na zaga do Mengo, lançando bolas na área e chutando de longe, mas nada que ameaçasse a meta de Rossi.
Com esse cenário, o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.
Bolívar pressiona e marca no início
O segundo tempo começou com o Bolívar tentando abrir o placar logo no início. Aos 2, Ramiro Vaca recebeu na intermediária e bateu para boa defesa do goleiro flamenguista. Aos 8, Saucedo colocou bola na trave.
A pressão deu certo. Aos 11, Bruno Sávio foi lançado nas costas de Ayrton Lucas e tocou de cabeça para abrir o placar. Bolívar 1 a 0 Flamengo.
A medida que a pressão boliviana aumentou, Tite promoveu as entradas de Bruno Henrique e David Luiz, nos lugares de De La Cruz e Carlinhos.
Mas a essa altura, quem começou a se tornar personagem do jogo foi Rossi. Após cortar várias bolas alçadas na área, o goleiro do Mengão operou um milagre em uma pancada de Henry Vaca.
O Bolívar avançou o time para tentar marcar o segundo, ao mesmo tempo que deixava a zaga desprotegida.
Aos 43, Bruno Henrique foi lançado, ganhou do zagueiro Anderson de Jesus e ia sair cara a cara com Lampe, mas foi derrubado.
O árbitro argentino Yael Falcón expulsou o defensor e o Mais Querido ficou com um a mais em campo. Mesmo com o apoio da torcida, o time boliviano não conseguiu mais pressionar o Rubro-Negro.
Final de jogo, Bolívar 1 a 0 Flamengo e Mengão classificado na Libertadores.
Flamengo vai enfrentar o Penãrol nas quartas
Nas quartas de final da Glória Eterna, o Flamengo vai enfrentar o Peñarol, do Uruguai. As partidas vão acontecer nas semanas dos dias 18 e 25 de setembro. A jogo da ida será no Maracanã e a volta no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.
Antes de jogar pela libertadores, o Mengão tem compromissos pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando
- De contrato novo e na mira da Europa, Lorran termina 2024 no ‘fim da fila’ no Flamengo
- Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo
- Flamengo se aproxima de melhor sequência invicta desde junho