No dia 13 de dezembro de 1981, o time do Flamengo liderado por Zico venceu o campeão europeu, Liverpool, por 3 a 0 e se consagrou como campeão Mundial. O analista de desempenho Victor Nicolau, do perfil Falso Nove, publicou material especial com análise da vitória do Mengão e do título mais importante da história do clube.
Para realizar a análise, o analista convidou três jornalistas: João Guilherme, Mauro Cezar Pereira e Bernardo Ramos. Dessa forma, o conteúdo vai além do que aconteceu em campo e explora o contexto do Flamengo antes de conquistar o Mundial.
Leia mais: Sem Bento, Athletico-PR aposta em joia contra Flamengo
“O contexto de dezembro de 1981 era um dos mais positivos do Flamengo. O time tinha sido campeão estadual, mas claro, teve a questão da morte do ex-treinador Cláudio Coutinho, que abalou em meio às disputas com o Vasco da Gama. E também a conquista da Libertadores da América sobre o Cobreloa. Tudo isso acontece em espaço de tempo muito curto, o que encheu os jogadores de confiança”, disse Bernardo.
Essa confiança dos atletas rubro-negros resultou em ótimo primeiro tempo na decisão contra o Liverpool, que já terminou 3 a 0. Segundo Mauro Cezar, o show do Mengão no primeiro tempo se deu principalmente pela qualidade dos atletas, mas também pela falta de estudo que o time inglês tinha sobre o Fla.
Assim, Victor Nicolau destaca como a movimentação constante dos jogadores fez com que a marcação do Liverpool ficasse completamente desorganizada. Com isso, Zico passou a ter muita liberdade para criar as jogadas e a qualidade de um dos melhores jogadores de todos os tempos fez a diferença no título.
O Galinho foi responsável por duas assistências espetaculares para gols de Nunes e, além disso, cobrou falta que gerou rebote para gol de Adílio.
O analista destaca também as partidas do sistema defensivo do Mais Querido, principalmente a dupla de zagueiros Mozer e Marinho. Afinal, os defensores não perderam nenhuma disputa pelo alto ao longo da partida e evitaram a principal arma ofensiva do Liverpool.
Zico revelou ‘segredo’ para Flamengo derrotar o Liverpool
Se a comissão técnica do Liverpool não sabia a qualidade dos jogadores do Flamengo, o contrário não aconteceu. Em entrevista em comemoração aos 40 anos do Mundial, em 2021, Zico revelou que o time sabia exatamente como os ingleses atuavam e combinou com Nunes as jogadas que culminaram no primeiro e terceiro gols.
“A gente já sabia como o Liverpool jogava, a linha de impedimento, a linha de quatro… Nós não deixamos de jogar o nosso jogo, mas nos aproveitamos de algumas situações. Se eles vinham com tudo, eu combinei com o Nunes que era pra ele ficar esperto, que eu ia lançar. Eles fazem a linha, eu meto a bola, e o Nunes entra sozinho”, disse, antes de completar:
“O primeiro gol eu lanço por cima, Nunes bota para dentro na saída do goleiro. No terceiro, eu nem olho. Já sabendo que os zagueiros estariam em linha, lanço o Nunes por baixo.”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo planeja data para retorno de Pedro aos gramados
- Danilo aceitaria reduzir salário para jogar no Flamengo, segundo portal
- Gabigol publica vídeo sobre título do Flamengo no YouTube
- Estádio do Flamengo: clube propõe venda antecipada de ingressos válidos por 5 anos
- Bap diz qual será a participação de Fabrício Chicca no estádio do Flamengo