A temporada de 2024 tem sido desafiadora para o Flamengo, especialmente quando comparado com o Bolívar. Com um total de 47 partidas disputadas, o Mengão se vê com 20 jogos a mais que o Bolívar que acumula 27 no ano. Esse número expressivo evidencia um calendário exaustivo do futebol brasileiro, que foi motivo de muitas reclamações do técnico Tite e também do goleiro Rossi após o jogo da última quinta-feira.
Betsul 5 de 5 | 100% ATÉ R$600 |
|
➕ Técnico do Bolívar minimiza vantagem do Flamengo na Libertadores
A alta quantidade de jogos do Flamengo tem um preço alto. Lesões e desgaste físico e mental são riscos constantes em um calendário tão denso. Como apontado nesta sexta-feira (16) pelo jornalista Mauro Cezar, as consequências de priorizar torneios como a Copa do Brasil são enormes. Os confrontos intensos, como os disputados contra o Palmeiras, deixaram jogadores importantes no departamento médico. Como exemplo, temos o nosso artilheiro Pedro.
Jogos em 2024
- Flamengo: 47 partidas
- Bolívar: 27 partidas
O impacto do calendário no rendimento
Enquanto o Bolívar enfrenta menos jogos, tem mais tempo para recuperação e preparação específica para cada confronto. Isso pode ser um diferencial em partidas decisivas, como as da Libertadores, onde cada detalhe faz a diferença. A possibilidade de treinar mais e estudar o adversário com mais profundidade é uma vantagem que pode compensar a menor experiência de jogo.
Mesmo sendo inegável que o Bolívar é um time forte jogando na altitude, algo que a primeira colocação no grupo do Flamengo demonstrou, o histórico mostra que não costuma ser o suficiente para grandes placares.
Com três competições em andamento, o equilíbrio entre a ambição de conquistar títulos e a necessidade de preservar os atletas vai possibilitar ao Mengão o poder de continuar em busca das principais taças do Brasil e também da América do Sul.
Próximo confronto entre Flamengo x Bolívar
O segundo e decisivo confronto, valendo uma vaga nas quartas de final da Libertadores, será na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio Hernando Siles, na temida altitude de 3.600m de La Paz. O Flamengo precisa segurar o empate ou, no máximo, perder por apenas um gol de diferença para garantir a classificação sem precisar ir para os pênaltis.