Com enormes dificuldades financeiras, o Santos está fazendo movimentações pontuais no mercado da bola para a próxima temporada. E um nome que está próximo de ser anunciado pela diretoria santista é o do lateral-direito João Lucas, ex-Flamengo. Atualmente, o jogador pertence ao Cuiabá, do Mato Grosso.
De acordo com o Diário do Peixe, o ala de 24 anos teve seu nome aprovado pelo Comitê de Gestão do clube e chegaria para ser titular na equipe da Vila Belmiro, já que a posição de lateral-direita é uma das mais carentes do atual elenco.
Leia também: Cuellar abre negociações para voltar ao futebol carioca
João Lucas iniciou sua carreira em Minas Gerais. Mesmo que só tenha aparecido para o futebol em seguida, seus primeiros passos foram no Vila Nova. Lá se destacou e posteriormente foi reforço do Goiás. Entretanto, teve pouco espaço no Esmeraldino e no início de 2019, recebeu uma oferta do Bangu. De lá pra cá, sua vida mudou. Ao chegar no clube carioca fez um bom Estadual e despertou interesse do Flamengo, por intermédio do ex-técnico Abel Braga.
Passagem de João Lucas pelo Flamengo
No Mengão, João fez 19 partidas. Em resumo, marcou apenas um gol, mas participou da campanha dos títulos do Brasileirão e da Libertadores em 2019. Seu melhor jogo na Gávea foi na última rodada do primeiro turno daquela Série A, quando o Fla visitou o Ceará e venceu por 3 a 0. Mas quando triunfava por só um gol de diferença, João salvou uma bola em cima da linha de Thiago Galhardo. Ao fim deste jogo, o Flamengo assumiu a ponta da tabela para nunca mais largar.
Fim melancólico e ida para o Cuiabá
Todavia, não conseguiu repetir com frequência suas atuações da época de Bangu e em janeiro do ano passado foi emprestado ao Cuiabá, seu atual time.
Dessa forma, no Dourado obteve vaga na equipe principal e foi adquirido em definitivo nesta temporada. Com a camisa do Cuiabá, foram 84 partidas, um gol e três assistências.
Pelo seu alto nível, despertou interesse do Barnsley, da Inglaterra. A intenção dos ingleses era de levar João Lucas por empréstimo de uma temporada. Além disso, teria uma opção de compra em torno de 2 milhões de libras. Mas o Cuiabá não aceitou.