No próximo sábado, Flamengo e Fluminense se enfrentam pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca, no Maracanã. E a partida decisiva pode ter uma novidade em relação a transmissão: há a possibilidade do jogo ser transmitido pelo canal do Galvão Bueno, no Youtube.
A informação é do jornalista Gabriel Vaquer, do “Notícias da TV”. De acordo com o colunista, as partes negociam: “Informação: procurei pessoas ligadas a Ferj e a Brax sobre o canal de Galvão Bueno transmitir a final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense. O que dizem é que “há possibilidade”. “Tem a ideia. Questão de alinhar”, me diz porta-voz das duas partes. Olha aí!”, publicou Gabriel.
Leia mais: Jorge Jesus agrada CBF e Flamengo observa de longe a situação
Flamengo e Fluminense fecharam no início do ano contrato com a Brax pela venda dos direitos do Carioca. Pelo contrato, a empresa tem o direito de renegociar os direitos para qualquer parceiro, como fez com a Band para transmissão em TV aberta e na Bandsports. Enquanto negocia com o “Canal do GB”, a Brax fechou com o “Flow Sport Club”, que já anunciou que também irá transmitir a decisão no Youtube.
Assim, com o direito de negociar os direitos com qualquer parceiro, a Brax explora agora o mercado de streaming. Vale lembrar que os direitos para a plataforma está disponível, já que o acordo da Cazé TV era exclusivo com Botafogo e Vasco.
Audiências da Cazé TV e Canal do GB no Youtube
Portanto, caso confirme a transmissão em seu canal, Galvão Bueno pode sonhar com o recorde de maior audiência de uma partida transmitida pelo Youtube no futebol brasileiro. A marca a ser batida é da Cazé TV, na semifinal entre Flamengo e Vasco, com mais de 5 milhões de acessos simultâneos.
Para efeito de comparação, o “Canal do GB” bateu 1.5 milhões de acessos durante a partida entre Brasil x Marrocos, na primeira transmissão do canal. No entanto, alguns fatores influenciam diretamente na diferença de audiência.
Isso porque além do maior apelo, a semifinal entre Flamengo e Vasco foi transmitida de maneira exclusiva pela Cazé TV. Enquanto isso, Galvão Bueno dividiu audiência com a televisão aberta e fechada, já que o jogo do Brasil passou na Band e na ESPN.