A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) realizou o Conselho Arbitral do campeonato na tarde desta quinta-feira (12). Várias decisões foram tomadas sobre o funcionamento da competição. Entre elas, como será utilizado o árbitro de vídeo (VAR).
No Campeonato Carioca 2023, só haverá árbitro de vídeo nos clássicos (partidas entre Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), mas também nas semifinais e finais da competição. Cada uma dessas fases acontecem em jogos de ida e volta.
Leia Mais: Nova camisa do Flamengo vaza e torcedores reagem ao modelo 2023
A FERJ e os clubes decidiram ainda que apenas cinco estádios que receberão as partidas do Campeonato Carioca 2023 estão aptos a receber o sistema necessário para a operação do VAR. São eles Maracanã, Nilton Santos, São Januário, Estádio da Cidadania e Luso Brasileiro.
O Conselho Arbitral decidiu ainda que caso outro clube deseje contar com VAR em seu estádio, terá que arcar com os custos da instalação e operação do sistema.
A FERJ anunciou também que instalará uma Comissão de Arbitragem que vai analisar lances polêmicos em todos os jogos. Essa Comissão vai divulgar um boletim com imagens cerca de duas horas após as partidas para apontar falhas ou acertos dos árbitros.
FERJ padroniza valor dos ingressos do Carioca 2023
Outra decisão tomada pela FERJ foi de padronizar o valor dos ingressos para jogos que envolvam times grandes contra times pequenos. O valor será de R$ 30. Quanto aos clássicos, o Conselho Arbitral decidiu que vai decidir os valores de acordo com a demanda.
O Conselho Arbitral não decidiu ainda sobre a premiação para o campeão, mas também não houve definição sobre os valores dos alugueis dos estádios. O Carioca 2023 inicia nesta quinta-feira (12), com Flamengo x Audax Angra, às 21h30, no Maracanã.
O Grupo Bandeirantes comprou os direitos de trasmissão do Campeonato Carioca de 2023 até 2025. A rede de TV vai passar os jogos em TV aberta para todo o Brasil, mas também em TV fechada pelo canal a cabo Band Sports.